Os 3 Pilares da Motivação
Os 3 Pilares da Motivação
Daniel Pink, autor e especialista em comportamento humano, identifica três pilares fundamentais para a motivação e alto desempenho em diversas áreas da vida: Autonomia, Domínio e Propósito. Tudo a ver com o Equilíbrio Conativo do Programa CEB Cultivando Equilíbrio Emocional do qual sou instrutora.
AUTONOMIA, DOMÍNIO E PROPÓSITO: conceitos
Autonomia: A necessidade humana de controlar o próprio destino. Quando temos autonomia, sentimos que nossas escolhas e ações são significativas e alinhadas comnossos valores.
Domínio: A busca por nos tornarmos melhores nas áreas que nos interessam. Esse pilar envolve o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos, alimentando nossa paixão pelo aprendizado.
Propósito: Fazer algo que tenha significado para nós e também para o mundo. Quando encontramos um propósito maior em nossas atividades, nossa motivação se fortalece e nossa contribuição se torna mais significativa.
Encontrar o equilíbrio entre esses pilares na vida profissional e pessoal é fundamental para uma jornada bem-sucedida. Aqui estão algumas dicas para aplicá-los em ambos os contextos:
Autonomia:
No trabalho: Busque projetos ou tarefas que permitam alguma flexibilidade na forma como você as realiza. Comunique-se com seu gestor sobre suas preferências.
Na vida pessoal: Reserve tempo para atividades que você escolhe livremente. Isso pode ser um hobby, um projeto pessoal ou até mesmo momentos de lazer.
Domínio: desenvolvimento contínuo. Participe de treinamentos, workshops ou cursos relacionados à sua área de atuação.
Na vida pessoal: Dedique-se a aprender algo novo regularmente. Isso pode ser um instrumento musical, um idioma ou qualquer habilidade que o interesse.
Propósito: Trabalho diário a um propósito maior. Pergunte-se como suas atividades contribuem para a missão da empresa ou para a sociedade.
Na vida pessoal: Encontre maneiras de impactar positivamente outras pessoas. Isso pode ser por meio de voluntariado, apoio a causas sociais ou simplesmente ajudando alguém próximo.
Lembre-se de que o equilíbrio varia para cada pessoa, e é importante ajustá-lo conforme suas necessidades e valores.
Estes 3 pilares se relacionam com o Equilíbrio Conativo, um dos 4 equilíbrios do Programa CEB Cultivating Emotional Balance
O Equilíbrio conativo refere-se à capacidade de direcionar intenções e vontades de forma realista para a própria felicidade e a dos outros. É fundamental para o equilíbrio mental, pois envolve comprometer-se com objetivos realistas e alcançáveis.
Para cultivar o Equilíbrio Conativo, considere as seguintes estratégias:
Autoconhecimento: Reflita sobre seus desejos e intenções. Pergunte-se: “Isso é contribui para meu bem-estar?”
Atenção plena: A atenção plena é uma prática essencial. Observe seus pensamentos, emoções e intenções sem julgamento.
Defina Metas Realistas: Estabeleça objetivos alcançáveis e alinhados com seu bem-estar.
Pratique a Gratidão: Reconheça o que você já tem e aprecie as pequenas coisas.
Cultive Relações Saudáveis: Busque conexões que promovam felicidade e bem-estar.
Se ao ler esse artigo sobre Motivação e Equilíbrio Conativo você percebeu que fez sentido e gerou um pouco de ansiedade, pare um pouco e respire fundo algumas vezes. Cultivar o equilíbrio mental é uma jornada contínua e o primeiro passo é fazer uma pausa e respirar fundo. E não hesite em buscar ajuda.
Guaxupé, 06/08/24.
1000ton