SOBRE ESPERANÇA
Falemos sobre esperança, sobre o poder desta palavra na nossa vida: como ela nos impulsiona para a frente, como ela nos dá força, às vezes uma força que não a gente nem sabia que tinha.
Estamos atravessando um tempo muito duro, muito cruel, de sofrimento e provações. Não que a vida já não fosse muito difícil para a maioria de nós. Mas é que agora está muito pior e é para todo mundo.
Para sobreviver e ter entusiasmo, para lutar é preciso ter esperança que o amanhã será melhor, que o amanhã vai trazer alegrias para nós. Sem essa esperança a gente murcha, a gente não sai do lugar, não tem como contagiar outras pessoas a lutar.
A esperança é o maior combustível da vida. É ela que te faz acordar pela manhã e ir à luta, em resistir os sofrimentos. Você só faz isso porque tem esperança em dias melhores. Sem a esperança, sofrer se torna um ato inútil e sem qualquer propósito. Com a esperança de um futuro melhor, até o sofrimento muda de patamar: passa a ser uma etapa para chegar ao lado bom da vida.
Você pode tirar tudo de uma pessoa e ela consegue ficar de pé se ela ainda tem esperança. Agora se tirar a esperança, aí não sobra nada, aí tudo vai ao chão e vira pó.
Nestes tempos sombrios, a esperança é a nossa maior moeda, a nossa válvula de escape, o nosso talismã da sorte. Vamos nos agarrar a ela e atravessar para o outro lado. Há uma luz viva no fim do túnel.