A profecia de Greta Thunberg

Em 9 de abril de 2019, discursando no Parlamento Britânico, Greta Thunberg pronunciou as seguintes palavras de advertência:
"Por volta de 2030, dentro de 10 anos, 252 dias e 10 horas, estaremos em uma posição onde desencadearemos uma reação em cadeia irreversível e para além do controle humano, que provavelmente levará ao fim da civilização tal como a conhecemos".
Naquele tempo ainda não se pensava na covid. Greta, baseada em dados científicos do IPCC, alertava para a continuação do derrame de carbono na atmosfera, no deflorestamento, a extinção de espécies, o aquecimento global, em suma, os fatores que apontam para o próximo colapso ambiental e climático.
Agora me parece que esses acontecimentos terríveis começaram dez anos antes, com a crise sanitária e todas as consequências econômicas, políticas e sociais. E notem bem, os fatores de destruição apontados por Greta Thunberg continuam válidos, foram apenas reforçados pela chegada da pandemia.
Alguém duvida que estamos no começo do fim da civilização que conhecemos? Outras civilizações acabaram antes da nossa. Por que a nossa haveria de ser eterna?


Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2021.