O SILÊNCIO TEM MUITO A NOS ENSINAR

Escrever alguns textos é algo fácil, difícil mesmo é conseguir usá-los para transmitir mensagens às pessoas. Tais pessoas são fascinantes, fazem nossos olhos encherem de lágrimas com uma leitura fluída que mais parece um bate papo face a face. Dos escritores e escritoras, existem os mais variados tipos de composições, uns mais diretos, outros mais detalhistas e entre outros. Em meio a tantas diferenças, uma coisa é fundamental para que mensagens tão inspiradoras e gratificantes cheguem às pessoas: o silêncio. Pergunto-me todos os dias como seríamos se ficássemos em silêncio alguns minutos por dia.

“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.” – Lucas 5:16

A princípio, o silêncio é algo que todos nós praticamos: no ônibus, numa prova, numa conversa não tão atrativa. Mas, e quanto ao silêncio espiritual? É impressionante como avançamos todos os dias em tantas áreas, mas essa limitação ainda existe, por mais variadas que sejam as técnicas para que isso se concretize, por mais perfeita que seja a receita... travamos e damos vozes a um turbilhão de pensamentos; nos sentimos perdidos. O silêncio espiritual é tão importante quanto as idas às igrejas ou a qualquer outra festividade. É justamente nesses momentos, ao contrário do que muitos acham, que efetivamos, de fato, a mais pura e fidedigna conexão com Deus, por meio do Espírito Santo.

É muito comum ver pessoas que saem de uma pregação ou um simplório vídeo do YouTube e não conseguem descrever as principais ideias desenvolvidas e a grande mensagem explanada. É justamente para esse tipo de coisa que o silêncio se torna de fundamental importância para que possamos internalizar tudo aquilo que julgamos necessário; o silêncio espiritual pode ser praticado em meio aos estrondos mundanos! É nessa fase que refletimos profundamente sobre as implicações, ganhos, percas e entre outros fatores que uma mera absorção de conteúdo pode nos trazer.

Muitos se enganam quando dizem que “é só orar” para nos conectar com Deus. Embora não sejamos perfeitos, e Deus sabendo dessa limitação, é preciso que tenhamos empenho ao clamar ao Senhor. O ato da oração é um momento de bastante conexão com Deus, promovendo muito aprendizado. É lá que paramos para refletir sobre nossa existência e o que devemos fazer para poder continuar. É preciso de foco para que realmente saibamos o que estamos fazendo em uma oração. Oração sem ação, é pura ilusão! Muitas vezes, uma única frase pode nos fazer refletir por dias do que longas orações repetitivas e sem intenções de crescimento. Um mero ritual.

Ao caminhar durante suas andanças, estabeleça propósitos sólidos. Saiba o que realmente você quer para sua vida. De pouco adianta o conhecimento técnico se você não junta as peças. De pouco adianta se você sabe vender bem, mas não sabe fazer o que vai fazer. No âmbito de nossa existência, é preciso não só se comunicar com Deus, mas nos ouvirmos, analisarmos previamente. É dessa forma que estruturamos melhor nossas apreensões, aflições, desânimos e conseguimos enxergar dias melhores. Não deixe que ninguém roube o silêncio do seu espírito, é dele que você descobre quem realmente é.

Matheus Phelipe
Enviado por Matheus Phelipe em 02/10/2019
Código do texto: T6759699
Classificação de conteúdo: seguro