A sabedoria vem de berço, não de nascença.

Provérbios 1.8-9 - Meu filho, ouça o ensino de seu pai e não despreze a instrução de sua mãe. Porque serão um diadema de graça para a sua cabeça e colares para o seu pescoço.

A tradição judaica diz que os primeiros mestres na vida de uma criança são os pais. Pai e mãe exercem o dever de orientar o filho ensinando-o a compreender o mundo que o cerca.

Evidente que a criança recém-nascida não compreende, a princípio, as palavras que os pais soltam no ar. No entanto, aquela pequena cabecinha está associando o som às imagens que presencia. Daí cria-se uma série de combinações que a leva a perceber o mundo. Por essa razão é preciso ter muito cuidado com o que se diz perto de uma criança, mas não se engane, o que os pais fazem falam muito mais do que apenas o uso das palavras.

Quando a criança tem a benção de ter pais inteligentes, provavelmente terá conselhos e oportunidades que os próprios pais quando eram crianças não tiveram. Logo o conselho inicial é para o filho.

“Ouça o ensino, não despreze a instrução.”

Imperativo que não se limita ao tempo de criança. Para que um filho entenda esse conselho, subentende que já seja crescido, que tenha condições de raciocinar e obedecer a palavra dos pais.

É interessante que esse conselho seja acompanhado de uma promessa. Se o filho consegue ouvir o ensino do pai e valorizar a instrução da mãe, ele vai ser reconhecido pela sua inteligência. A metáfora, “serão um diadema de graça para a sua cabeça e colares para o seu pescoço” quer dizer que a sabedoria será como joias preciosas na vida do filho e todos o elogiarão por o considerarem uma pessoa sábia.

Você (mesmo que distantes dos pais) tem sido um filho sábio? Se você tem filhos pequenos, tem ensinado bons conselhos que o tornarão uma pessoa sábia? Pense nisso. A sabedoria vem de berço, não de nascença. Vem da instrução e não da genética.

Provérbios 22.6 - Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.

Por Willian C. Martins