A vida pra quem tem ansiedade

Olá, tenho 15 anos de idade, estou cursando o 1°ano do ensino médio, tenho ansiedade, transtorno opressivo compulsivo e depressão leve, mas o que mais me prejudica é a ansiedade. Hoje na aula de história o professor fez uma pergunta pra sala e era para todos responderem, nisso eu comecei a balançar a minha perna direita rapidamente, meu coração acelerou, comecei a tremer, fiquei suando bastante pensando no pior que poderia acontecer (imaginei a sala inteira rindo da minha cara, me humilhando, etc), porém eu preparei uma resposta na minha cabeça e pensei que estava preparado pra responder, porém quando chegou na minha vez de responder eu não consegui falar quase nada do que eu planejei, comecei a gaguejar, a ficar com dor de cabeça e falei uma frase que não havia sentido algum.

Diariamente eu sinto a necessidade de aprovação das pessoas, tento parecer uma pessoa super otimista, feliz, confiante etc nas redes sociais mas na vida real não é bem assim que acontece. Se tem uma festa daqui 1 mês eu fico imaginando eu tropeçando e todo mundo olhando pra mim e rindo, não consigo apresentar trabalhos escolares e isso me prejudica muito na nota final.

Quando eu saio de casa eu quero estar em casa no conforto da minha casa, lendo um livro, escutando uma música. Interações sociais é uma coisa que eu evito o máximo possível, eu nunca sou a pessoa que puxa assunto, se alguém me perguntar alguma coisa eu respondo normalmente mas a conversa acaba aí, uma grande lição que eu uso pra evitar contato social é: nunca tire os fones de ouvido em público.

Eu gosto de descontar a minha ansiedade em textos anônimos, pq quem lê sabe que é um texto sobre a vida de alguém, mas não há um julgamento pessoal.

Já o transtorno opressivo compulsivo não me atrapalha tanto como a ansiedade, mas eu tenho algumas manias que fazem com que eu perca muito tempo com coisas que pras outras pessoas são coisas idiotas e desnecessárias, como: organizar tudo em caixas e as organiza-las em ordem decrescente, lavar a mão e escovar os dentes várias vezes ao dia, deixar tudo alinhado e simétrico, não pisar em rachaduras, folhas ou gravetos de árvores. Porém o meu toc desencadeia a minha ansiedade e com que eu tenha crises de ansiedade frequentemente.

mas uma pergunta muito simples: tem como curar?

a resposta é "não" mas tem uma outra palavra que ajuda a controlar essas doenças, ela se chama "Terapias".

Bubs
Enviado por Bubs em 24/02/2018
Código do texto: T6262597
Classificação de conteúdo: seguro