Recado para mim mesmo

Os dias se vão como devem ir! As horas obedecem aos ponteiros na direção do novo... Agradeço a todos por me deixarem ficar. O que foi que fiz com o tempo? Não sei! Com certeza, coisas boas. Olho minhas mãos... são limpas. Mãos limpas não sovam massas podres, não sujam suas obras. Tentei limpar minha alma a cada instante. Árdua tarefa de vigília e policiamento. E assim, varri a sala, limpei a cozinha, plantei o jardim. Fiz minha casa melhor e ampliei os limites do céu e dos sonhos. Hoje, vejo um pouco mais longe do que era capaz e entendo o imenso valor do tempo quando se aprende a usá-lo. Meus horizontes ficaram cada dia mais límpidos e claros. Entendi que me cabe ampliá-los para não ser enganado e saí em busca do conhecimento. Sei que nos querem fracos e alheios. Preferem a massa cega, fácil de comprar ou descartar. É por isso que me proponho a crescer e pensar. Nenhum país pode ser grande se seu povo é omisso, oprimido e acovardado. Os homens fazem sua terra e a terra reflete sua gente.

Eles são fortes e astutos. Sabem que, bem informadas, as pessoas entenderiam suas ardilosas artimanhas. Os humildes, conquistam pelo medo. Os famintos, pela fome. Os fracos, pela opressão. Os inertes e acomodados nem merecem atenção. A ignorância é o solo mais fértil para propagar e consolidar o pérfido domínio. Por isso os encantos das sereias pregando falsas ilusões pelas escolas das quais, sutilmente, tomaram conta e corromperam o saber. Usam um arsenal desleal e sem princípios. Tudo pelo poder... De pais para filhos, em impérios hierárquicos.

E lá vou eu nas asas dos meus sonhos, de onde avisto uma gente sem diferenças, vivendo em plena harmonia, na qual a riqueza dos sentimentos e das palavras revelam a grandeza de cada cidadão. Amigo, tome essa semente e plante seu jardim! Encha seu lar de poesia; a varanda, de canções; o quintal, de estrelas e luares impregnados com a essência das laranjeiras. Tenha sempre um livro aberto a lhe trazer conhecimento e um amigo a oferecer-lhe afeto. Nesse ambiente, o mal não enraiza e você pode se reconstruir. Veja... o novo bate à porta. Penteie os cabelos, vista roupa limpa e saia às ruas de cara e alma novas para cumprir a tarefa mais sublime de lutar por sua gente com todo o amor de que é capaz. Não deixe que um mundo corrompido o espelhe. É você quem deve fazê-lo à sua imagem e semelhança. Por isso, se o quer mais bonito e mais justo, comece melhorando seu próprio conteúdo e faça de si um soldado alerta daquilo que pretende para você e para a sua descendência.

Feliz 2018! Cumpra seu destino com discernimento e sabedoria!