ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2º CONCURSO LITERÁRIO DE PRAIA GRANDE
25 DE FEVEREIRO DE 2016 LINCAOS DEIXE UM COMENTÁRIO
Já estão abertas as inscrições para o 2ª Concurso Literário de Praia Grande, iniciativa criada em 2015 para incentivar a produção artística e literária no Município. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico Cidadão PG (cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario) até o dia 1º de abril, quando serão encerradas as inscrições. Cada candidato pode optar pelos gêneros: poema, conto, artigo de opinião e charge.
O tema desta edição é “Minha cidade… Nossa História” e o patrono é João Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos, autor de grandes romances ambientados no sertão do Brasil, dentre eles a obra Grande Sertão: Veredas. Antes voltado apenas para professores e alunos, o concurso conta, esse ano, com uma categoria voltada para a participação da comunidade praia-grandense em geral.
Ao todo, são seis categorias: 5º e 6º anos; 7º ao 9º ano; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Professores; Comunidade em Geral. Podem se inscrever alunos e professores de escolas públicas ou particulares, localizadas em Praia Grande. Assim como ocorreu na primeira edição, os inscritos poderão participar de oficinas que apresentarão o enfoque e características de cada tipo de gênero. Os cursos serão ministrados por especialistas voluntários e serão realizados no Porto Aprendiz, em data ainda a ser definida.
Os três primeiros classificados em cada categoria receberão troféu, certificado e kits literários. Além disso, as produções vencedoras serão compiladas e publicadas em livro a ser lançado pela Administração. O concurso segue preceitos do plano de metas Avança PG, que define ações para diversas áreas para o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Feliz que prevê o fomento à produção cultural do Município e a democratização do acesso à cultura em todas as suas áreas. Com o sucesso da primeira edição – que teve mais de 700 inscritos e 69 premiados – o concurso já entrou para o Calendário Anual de Eventos da Prefeitura de Praia Grande.
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com as secretarias de Governo, Comunicação, Cultura e Turismo, representantes de Escolas Particulares do Município, da Rede Estadual de Ensino, da Casa do Poeta e Grêmios Estudantis. Mais informações no regulamento do concurso, que pode ser acessado pelohttp://www.cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario
*Priscila Sellis