O Jugo do Pecado

Vencendo o Jugo do Pecado.

Josué 5:9

Disse mais o Senhor a Josué: Hoje, removi de vós o opróbrio (ou jugo), do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal até o dia de hoje.

Estamos diante de uma leitura que narra a libertação do povo de Deus quando saiu do Egito, localidade que havia escravizado aquela nação por algum tempo. O capitulo 5 de Josué traz uma ordem para que todos os homens fossem circuncidados, como purificação dos pecados que haviam trazidos da nação pagã.

Mas, irei tomar posse apenas do versículo 6, trazendo para nossa realidade, comparando com a profanação que enfrentamos na atualidade, e estamos presos em um jugo (ou opróbrio), de pecado, que somente poderá ser perdoado mediante a graça renovadora de Jesus Cristo.

Quando falo no vocábulo “JUGO”, tem a referencia com uma peça de madeira que era colocada entre dois bois para que eles andassem juntos. E a mesma palavra “JUGO”, no sentido Bíblico ou teológico, demonstra o homem preso andando lado a lado com o pecado.

Jugo é sinônimo de:

• Escravidão;

• Ser dominado;

• Está subjugado a alguma coisa;

Mostrando desta forma que fora do plano de Deus, torna-se pecador, e por sua a vez:

• O pecador é cego para com Deus;

• É incapaz de sair da sarjeta;

• Gosta da situação degradante que está.

No livro do profeta Isaias, encontramos novamente uma referencia que narra o povo praticando o jejum, sacrifício e mutilando o corpo e ao mesmo tempo preso no jugo da iniqüidade; pensando eles que estava agradando a Deus. Vindo a reprovação Divina sobre eles.

Isaias 58:6

Porventura, não é este jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaça as ataduras de servidão, deixe livres os oprimidos e despedaces todo o jugo?

Era uma indagação contundente; mas que oferecia uma oportunidade para que eles fossem libertos da maldade que há no coração dos que lutam contra o Reino de Deus.

No capitulo 9 do mesmo livro de Isaias, encontramos a saída para aquela situação hedionda. Vejamos.

Isaias 9:4

Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.

Não é difícil receber o perdão dos pecados, uma vez que Deus derramou a graça na face da terra. Graça quer dizer: “Favor feito a pessoa não merecida”. O problema é que fomos doutrinados a pagar caro por todas as coisas que julgamos serem as melhores.

Vejamos um exemplo bem simples do nosso dia a dia. Hoje (04/01/2015), o relógio rolex de 24 chronus está na promoção por R$ 29.120,00 – Vinte e nove mil e cento e vinte reais. E muitas pessoas estão correndo para garantir um para si. Contudo, se o mesmo estivesse no valor de R$ 1.000,00 – mil reais; certamente as pessoas desconfiaria que alguma coisa estava errada.

Acontece isso porque pensamos que para possuirmos algo bom, temo que desembolsar um alto valor. Nem, sempre a coisa funciona assim.

Tomando posse do exemplo do relógio rolex, e trazendo para o âmbito espiritual; deparamos-nos que Jesus nos salva gratuitamente e a maioria das pessoas não crêem nesta benesse vinda de Deus. Mas, se alguém mandasse fazer algum sacrifício de tolo, uma grande multidão seguira as cegas pensando está agradando ao Senhor. O profeta Samuel foi enfático quando escreve que obedecer é melhor que sacrificar.

I Samuel 15:23

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que obedeçam a sua Palavra? Eis que obedecer é melhor que sacrificar, e o atender, melhor que a gordura de carneiros.

Então um dos passos mais importantes que devemos tomar em nossa vida para quebrar o jugo do pecado; é obedecer ao Senhor, deixando a velha natureza carnal para que o Espírito Santo opere em nosso corpo.

Outro jugo que aprisiona a vida de muitos e a falsa religião, aonde os que pensam viver o verdadeiro cristianismo, está em uma farsa. O caso clássico pode ser encontrado naquelas pessoas que dizem amar a Jesus Cristo, e ao mesmo tempo estão presas as imagens de esculturas, a santos canonizados por outros mortais. Podemos tomar posse de um versículo que está em Atos dos apóstolos.

Atos dos Apóstolos 15:10-11

10 – Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem os nossos pais puderam suportar, nem nós?

11 – Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.

Temos versículos que fala da Lei do Antigo Testamento, bem como uma tradição religiosa que encontramos nos dias atuais, aonde um poder papal quer ter mais autoridade que o sacrifício Propiciatório de Jesus Cristo; sendo uma verdadeira heresia que fere a integridade da Bíblia Sagrada.

É comum, quando pregamos o Evangelho para algumas pessoas, elas dizerem que Jesus Cristo e muito bom; mas, preferem morrer na religião dos seus pais. E quando, investigamos um pouco sobre o passado dessas pessoas, é revelada uma grande idolatria, vícios, luxuria, casos extraconjugais e etc.

A própria Bíblia testifica sobre o assunto no Livro dos Salmos.

Salmo 106:28

Sujeitaram-se no jugo de baal-peore e cometeram sacrifícios oferecidos a ídolos mortos.

Baal-peore – É o deus dos pecados sensuais

• Pornografias;

• Diversões carnais;

• Namoros permissivos;

• Roupas indecentes;

• Lascívia;

• Infidelidade conjugal.

Agora estamos deparados com a religião que o mundo oferece para os que não conhecem a Bíblia Sagrada, e caem nas garras do diabo.

Temos que fugir do pecado para não perdermos a salvação eterna e ser sentenciado a morar no inferno, aonde haverá choro e ranger de dentes.

Finalizando o nosso pequeno estudo, que lhe apresentar a saída para a sua vitória espiritual, sabendo que Jesus entregou-se ao nosso favor, quebrando o jugo de pecado que faz separação de Deus.

Mateus 11:28-29-30

28 – Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.

29 – Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 – Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

No jugo do pecado encontramos:

• Dor;

• Sofrimento;

• Separação eterna de Deus;

• Depressão;

• Morte e etc.

No jugo de Jesus Cristo; que é totalmente diferente do pecado encontramos:

• Paz;

• Amor;

• Eternidade com Deus;

• Prosperidade;

• Alegria e todas as virtudes do Espírito Santo, porque Jesus está ao nosso lado.

Gálatas 5:1

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não deixando submeter a um jugo de escravidão.

Oséias 11:4

Eu agora conduzo com laços de bondade humana e amor, tirei do vosso pescoço o jugo e me inclinei para lhe alimentar.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB – 2219 Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Missão América

IBSN –