Asneiras da Rede Globo

O grande Papa Bento XVI, quando em exercício do pontificado, alertou para os flagelos da ditadura do relativismo (isto é, relativismo moral; nada a ver com Einstein) e da ignorância religiosa. Sobre isso, a mídia é useira e vezeira.

Ontem o noticiário da Globo, mostrando a celebração do dia de São Jorge no Rio de Janeiro - e na paróquia respectiva - uma repórter referiu-se à "adoração do santo". Santa ignorância, isso sim - como diria o Robin.

Alguém precisa alertar essa criatura que a doutrina católica proíbe terminantemente adorar quem não seja Deus. Adoramos a Jesus Cristo porque, como o Verbo Encarnado, Ele é Deus. Mas São Jorge não é Deus e não pode ser adorado, a não ser, é claro, na cabeça dessa repórter.

E hoje o próprio jornal "O Globo" estampou uma triste manchete sobre as canonizações de João XXIII e João Paulo II. O texto, na primeira página do jornal, sugere que o Papa Francisco incluiu João XXIII para ser canonizado para contrabalançar a canonização do "conservador" João Paulo II!

É difícil imaginar disparate maior. João XXIII também era conservador, e muito, como qualquer papa. Como disse Paulo VI, "a Igreja é tenazmente conservadora". E o Papa Francisco - apesar das calúnias fantasiadas de falsos elogios da mídia - é igualmente conservador. Basta ler os seus textos.

Afinal, por que a grande mídia insiste em seu preconceito contra o conservadorismo? Não sabem que o certo, o justo, o recomendável, é ser conservador? Só se pode, aliás, ser progressista sendo conservador. Os dois atributos se completam. É só lembrar a frase atribuída ao grande Isaac Newton: "Se enxerguei tão alto foi porque estava nos ombros de gigantes". De fato, como é que nós vamos progredir se não zelarmos, se não conservarmos o patrimônio já existente e que custou séculos e milênios de suor, sangue e lágrimas? Como construir um futuro viável sem ser conservador?

É por isso que eu não assisto essa lamentável Rede Globo, a não ser por razões especiais, e dou preferência às emissoras católicas (Rede Vida e Canção Nova).