APRENDENDO COM O CAMALEÃO
Existem certos animais que desenvolveram a capacidade de mudar de cor para defenderem-se dos predadores naturais. Este processo denomina-se mimetismo.
Um desses animais é o camaleão. Quando ele permanece entre folhagens verdes, torna-se verde; porém, quando a folhagem está ressequida, ele se adapta facilmente a esta nova situação, tomando uma cor amarronzada. Sendo assim, os seus inimigos confundem-no e não o atacam. Está livre.
Pensar que o camaleão adquiriu esta capacidade de adaptação e defesa instintivamente, leva-nos à seguinte reflexão: Por que o ser humano – racional e inteligente – muitas e muitas vezes não consegue a superação diante das vicissitudes que a vida lhe impõe? A inteligência está muito acima do instinto; o racional, da irracionalidade. E aí?
Nós temos uma al espiritualizada que e capaz de realizar tudo. Não se trata de palavras minhas, mas de Jesus, quando ele diz: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço; e outras maiores ainda, porque eu vou para o Pai.” Todos nós – sem exceção – trazemos esta aptidão, este poder, dentro de nós. Se não funciona a limitação é nossa, e não do que Deus nos presenteou.
Chegou a hora de arregaçar as mangas e acreditar em você. Acreditar que você pode adaptar-se às variações que ocorrem à sua volta e em sua vida. Nunca espere que Deus realize tudo. Ele é Todo-Poderoso... Mas até certo ponto. Escandalizei você impondo limite ao Senhor do Universo? Se porventura escandalizei, desescandalize-se agora: Deus só faz o que não podemos fazer. Ele espera pela nossa pequeníssima parte. Sem ela...
17/03/2012
ALMacêdo