OS RIOS E O MAR
Conta-se que há muito tempo houve uma grande discussão entre os rios e o mar. O mar estaria prestes a fechar os seus desaguadouros, e os rios inundariam toda a face da terra.
Após muitas conversações houve um consenso. Os rios elegeriam o seu representante maior que reunir-se-ia com o mar. Com a data fechada, os dois iniciaram seus preparativos para a reunião. Auditório lotado, iniciou-se a reunião na presença de magistrados experientes e incorruptíveis.
“Com a palavra o rio.“ – proclamou o presidente.
Sem cumprimentos nem preâmbulos, o rio começou.
1º Se não fosse a quantidade de água que derramamos em você todos os dias, a fim de que seja equilibrada a sua salinização, a vida seria impossível.
2º Sem a presença diária das nossas águas em suas águas, a evaporação e o calor o exterminariam com o passar dos séculos.
3º Concluindo: Você não pode sobreviver sem a nossa presença.
O rio sentou-se.
“Com a palavra o mar.” – ordenou o presidente.
O mar levantou-se lentamente. Olhou para os magistrados, para o corpo de jurados, para a plateia e por fim, com os olhos fixos no rio, apenas comentou: “Se vocês existem é porque eu existo.” Sentou-se e sorriu.
Naquele momento todos ficaram mudos. Quietos. Sem nenhuma expressão. Um por um foram esvaziando o auditório. No ar, apenas o eco das palavras ditas. O mar tomou seu caminho e o rio seguiu pelo outro lado.
Moral da história: A arrogância e a auto-suficiência não levam a lugar nenhum.
04/02/2012
ALMacêdo