Tudo posso naquele que me fortalece
Filipenses 4:13 é talvez a passagem que os evangélicos mais usam para dizer que são vitoriosos, conseguirão tudo o que querem e que nunca padecerão adversidades:
Posso ter meu emprego,
Posso passar no vestibular,
Posso ter minha mansão,
Posso ganhar uma fortuna,
Posso viver nababescamente (nem sei se essa palavra existe),
Posso viver sempre com saúde,
Posso fazer aquela viagem cara...
E por aí vai, porque Cristo me fortalece.
Este "posso", para alguns, então, parece ter virado sinônimo de "ninguém me impedirá de conseguir o que quero".
Parabéns.
Tomara, mesmo.
E que seja do bem.
E faça bom proveito.
Mas, o que muita gente não sabe, ou não quer ver por esse lado totalmente desconfortável de "balde de água fria", é que Paulo, quando escreveu isso, estava dando ênfase exatamente ao contrário das situações do "só estarás por cima e não por baixo" de Deuteronômio 28:13.
Ele disse: "já aprendi a contentar-me com o que tenho". E continuando, junto às coisas boas, ele disse que:
Posso estar abatido,
Ter fome,
Padecer necessidade".
"tá amarrado" alguns diriam, mas só depois disso é que ele disse:
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Ou seja: Cristo dá condições para a pessoa enfrentar quaisquer (gosto desta palavra) situações. Se eu não fiz aquela superviagem, posso muito bem não me aborrecer por isso.
Se não passei no vestibular, ou não abri aquele negócio mega-promissor, se não fui admitido como presidente da empresa, não posso pagar uma cozinheira francesa para trabalhar para mim, posso muito bem ficar satisfeito, igualzinho a Paulo, com o que tenho, afinal, a graça de Deus me basta. E é dela que, graças a Deus, vivo.
A graça de Deus é melhor que a vida. Posso falar por experiência própria.
Para finalizar, afirma Dennis Downing:
"Embora muitas traduções modernas como a NVI, ARA e BJ traduzam o verso praticamente igual como “tudo posso naquele que me fortalece”, aqui a NTLH traz uma tradução bastante interessante “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. Esta tradução é salutar, pois coloca a ênfase em Cristo e demonstra que o objetivo não é as conquistas do homem e sim sua capacitação para, com Cristo, enfrentar as situações, tão adversas quanto forem, que a vida traz (http://www.hermeneutica.com/estudos/filipenses4_13.html). "
E agora, podemos todas as coisas?
Com Cristo, sim. Mesmo que pareça que não. Ainda estamos vivos.