O ELO MAÇÔNICO

O ELO MAÇÔNICO

A maçonaria não é uma religião, mas sim uma instituição: iniciática, filosófica, filantrópica e progressista.

A fraternidade universal, como também é conhecida a maçonaria, como o próprio nome sugeriu, está espalhada por todas as partes do globo terrestre e seus membros se reconhecem e mantêm os laços de amizade e de amor fraterno. Muitas vezes pessoas ligadas por laços sanguíneos não têm as mesmas considerações e respeito, que existe entre os filhos da viúva, como são chamados os maçons.

A maçonaria para ocultar seus segredos das vistas de curiosos inescrupulosos, utiliza-se de símbolos, sinais, toques e palavras, que expressam tudo quanto é mais puro, sagrado e sigiloso de beleza incomum, de valor incalculável, de difícil decifração principalmente os seus significados esotéricos. Em nossos dias os símbolos maçônicos vêm sendo bastante divulgados para o público em geral, mas é preciso que todos saibam, nenhuma pessoa que não haja passado pelo cerimonial de iniciação poderá decifrar o verdadeiro significado esotérico de um símbolo maçônico, mas poderá saber o seu significado exotérico.

Os maçons formam hoje, sem sombra de dúvida, a maior família de pessoas não ligadas por laços sanguíneos, que vivem espalhados por toda face da terra e, que comungam com os mesmos ideais, com os mesmos pensamentos e acreditam na existência de um ser superior, criador de tudo quanto existe. Onde o respeito mútuo, a ajuda desinteressada, a consideração e o amor fraterno são os maiores elos entre esta plêiade de homens nobres, que vivem sob a égide e as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo.

O maçom alegra-se com o sucesso de seus semelhantes, mas também chora com o infortúnio do seu insucesso, porque seu objetivo principal é alcançar o bem comum.

Nós, que somos os maçons, veneramos o Grande Arquiteto do Universo, que podemos dizer que é nosso Deus, o mesmo de Abraão, Isaac e Jacó, porque Deus é único e verdadeiro e criador do céu e da terra. Pregamos a prevalência do espírito sobre a matéria, portanto somos espiritualistas. Acreditamos na existência de uma força irresistível, que nos une e, que esta corrente de união, este elo é emanado por obra do Grande Arquiteto do Universo, este ser maravilhoso, criador de tudo quanto existe.

Nós nos reunimos em templos maçônicos, denominados de lojas para rendermos glória ao Grande Arquiteto do Universo, para levantarmos templos à virtude, para cavarmos masmorras ao vício, vencermos as nossas paixões, submetermos as nossas vontades, lapidarmos e apararmos as nossas arestas e asperezas e por fim fazermos novos progressos na maçonaria.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 10/06/2011
Código do texto: T3025403
Classificação de conteúdo: seguro