A PACIÊNCIA
A PACIÊNCIA
Em nossas vidas temos passagens que constituem verdadeiras provas de paciência e tolerância. A paciência como muitas outras virtudes fazem parte de nossa evolução espiritual, por esta razão, a toda hora somos colocados em cheque, a prova, ou seja, testados e avaliados, justamente para ver como anda as nossas reações se boas, toleráveis ou ruins.
É preciso muito amor para o exercício da paciência, porque só o amor é capaz de desprender forças para suportar certas provas que enfrentamos ao longo de nossa caminhada. Aliás, o amor é tudo que precisamos para enfrentarmos e vencermos quaisquer obstáculos que se atravessarem em nossa jornada, porque o amor constitui a maior fonte geradora de energias positivas capazes de mudar o rumo das histórias, que através do exemplo arrastam multidões para a prática do bem e da fraternidade universal, que é o sonho de todos os de bem, que querem para si e seus irmãos o melhor, o mais precioso e o mais justo. O amor é sem dúvida a força mágica e irresistível que obra milagres.
Seja paciente, porque assim estará evitando precipitações que poderão acarretar em atrasos no seu progresso moral e obviamente na sua evolução espiritual, por isso, pense antes de fazer, nunca faça para poder pensar, haja sempre para o bem, porque assim não será preciso voltar atrás para se arrepender ou pedir desculpas das coisas erradas que porventura tenha praticado nas horas impensadas e de pouca reflexão. Pense sempre no bem que o bem nos faz e no mal que o mal nos traz; a desarmonia que nos provoca; os vícios que nos arrasam; as drogas que nos dilaceram; os sonhos que são desmoronados; os castelos que caem em ruínas; os lares que se destroem; as famílias que se destroçam; e os irmãos que se matam.
Quanto mais virtudes o homem conseguir praticar melhor e mais rápido será o seu desenvolvimento, com mais altivez transporá os obstáculos, mais força terá para progredir e com naturalidade chegará ao objetivo que se propôs a alcançar, guiado pelas forças do bem, pelas energias do amor, pela sabedoria do Pai e seguros na mão de Deus.
O exercício da paciência requer muita abnegação, força de vontade, calma, prudência e dedicação, haja vista que tudo precisa de esforço, de suor derramado, luta sem trégua e de sacrifício, porque Deus ajuda a quem madruga assim diz um velho adágio popular, então não podemos cruzar os braços e esperar somente pela benevolência do Pai, por sua misericórdia e por seu amor ilimitado, temos que fazermos por onde sejamos merecedores das recompensas e dos sonhos que pensamos um dia realizar.
Saber esperar faz parte do bom senso e constitui algumas etapas de nossas vidas, que haveremos de passar, existe até um velho ditado popular que diz: quem tem pressa come cru, então temos que ter paciência para realizarmos as coisas na hora certa, porque tudo tem seu tempo e nada acontece por obra do acaso. Há tempo para falar e calar, atacar e recuar, pedir e doar, dar e receber, compreender e ser compreendido, amar e ser amado.
O homem precisa se conscientizar de que na vida nem tudo são flores e contentamentos. Tem que saber que na estrada que palmilhamos existem: obstáculos, pedras, espinhos, atoleiros, areias movediças, abismos precipícios, que precisamos atravessá-los, mas temos que saber esperar com paciência a hora certa de ultrapassá-los com segurança e presteza para que não tenhamos de retornar para transpô-los novamente.