O ORGULHO
O ORGULHO
Companheiro, a luz da verdade eu lhe falo: o orgulho constitui uma das piores e mais voraz das mazelas que habitam a alma e o coração dos seres humanos, por esta razão, temos que combatê-lo a todo custo, sem tréguas, a peso de ouro, com todo sacrifício, com toda força, com dedicação exclusiva e com muito amor, porque só o amor é capaz de exterminá-lo da face da terra de uma vez por todas. Em benefício da paz, harmonia e concórdia que são desejadas por todos os homens de bem, em prol de um mundo melhor, mais justo, sensato e muito mais feliz. Onde os ares do amor cresçam em abundância e frutifiquem-se para sempre; a fraternidade multiplique-se; a igualdade realize-se; a liberdade cresça; a humanidade conscientize-se; o homem saiba perdoar; a fé desenvolva-se; o ódio desapareça; a moral floresça; a mentalidade mude; a caridade estabeleça-se; a compreensão prevaleça; o mal enfraqueça e o bem vença.
A luta do bem contra o mal perdurará até quando o homem atingir um grau de elevação, que tenha vencido todas as paixões, controlado as vontades, expulsado os males, banido o egoísmo, extirpado o orgulho, cavado masmorra ao crime e levantado templos a virtude, passando a viver sob a égide da justiça e do amor, este puro e verdadeiro capaz de mover montanhas, obrar milagres, mostrar o caminho, iluminar a estrada, clarear a mente, crescer a fé, aumentar a esperança, desenvolver a caridade, estimular o bem, converter os incrédulos, espalhar a compreensão, facilitar a ajuda mútua, aprimorar o espírito de cooperação e abrir novos horizontes.
Ao longo dos tempos, dizer que a humanidade não progrediu, seria de minha parte uma inverdade ou até mesmo uma injustiça com a Providência Divina, mas apesar das barbáries e atrocidades que ainda praticamos, caminhamos a passadas curtas e lentas, porém sempre evoluímos um pouco mais na esperança de um dia alcançar uma compreensão melhor, de combater com mais afinco os males causadores desse atraso, os quais fazem com que fiquemos estagnados na podridão de nossos próprios erros, às vezes repetindo por vidas e vidas ao sabor do orgulho e do egoísmo, mergulhados na nuvem negra da maldade, mascarados pelo véu da ilusão e protegidos pelo escudo da mentira. O pior de tudo é que mascarados pela ignorância não sentimos o quanto somos insensíveis com os nossos semelhantes e muitas vezes sem que percebamos humilhamos e tratamos com arrogância e prepotência nossos próprios irmãos, que tanto precisam de ajuda.
A felicidade plena faz parte de uma promessa do Criador, mas que acredito não pertencer a esse mundo, haja vista que aqui é lugar de sofrimento por culpa exclusivamente nossa, justamente para reparar os nossos erros; aparar as nossas arestas; corrigir deslizes; aperfeiçoar as paixões; ensinar o caminho correto; controlar as vontades; exercitar a prática das virtudes; repagar os males que praticamos nesta ou noutra vida; confessar os nossos pecados; tratar pesadelos; realizar sonhos; dignificar a nossa alma e evoluir o espírito.
Uma coisa eu tenho certeza, não estamos aqui na terra de graça, porque nada acontece por obra acaso e tudo tem uma finalidade e um objetivo a ser cumprido, por esta razão, o homem deve sempre lembrar de que nunca é tarde para quem quer vencer, por isso, deverá está sempre alerta e vigilante para não se deixar levar pelo truques ilusórios do mal e para o perigo que traz o egoísmo e o orgulho, os quis muitas vezes constituem verdadeiros lobos vestidos em peles de cordeiros, a retardar a nosso avanço espiritual e o progresso da humanidade.