UM HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES
UM HOMEM LIVRE E DE BONS COTUMES.
O maçom é um homem livre e de bons costumes. É um ser respeitador, temente e fiel a Deus, que vive sob a égide da trilogia de: igualdade, fraternidade e liberdade. É um espiritualista, pois acredita na prevalência do espírito sobre a matéria. É filantropo por natureza, pratica o bem sem olhar a quem. Dar esmolas com a mão direita sem que a esquerda saiba. Faz regularmente espontaneamente e desinteressadamente doações sem que seu nome apareça.
Ao longo dos tempos, os maçons aprenderam a contribuir para que a coletividade aprenda a pensar na extensão do bem e colabora para que se efetive a sintonia da mente terrestre com a mente de Deus e que a união fraternal é o sonho sublime da alma humana, entretanto não se realizará sem que nos respeitemos uns aos outros, cultivando a harmonia à face do ambiente que fomos chamados a servir. Somente alcançaremos semelhante realização, procurando guardar a unidade do espírito pelo o vínculo da paz.
Acreditamos que na maçonaria exista uma força irresistível, que une todos os irmãos espalhados pela face da terra e que esta energia é emanada pelo Criador, que é Deus.
Os filhos da viúva como são conhecidos os maçons, dentro dos templos são: apolíticos e areligiosos, porém em sua vida profana a instituição não o impede de praticar qualquer credo e que participe da vida política de seu país.
O maçom é uma sentinela avançado de defesa da humanidade contra: a tirania, a oligarquia, a injustiça, a desigualdade, a intolerância e a corrupção. Sendo um homem probo, honesto, pacato, sensato, trabalhador, leal. Fiel, sincero, educado e cortês, em suma um bom filho, um bom pai, um bom irmão, um bom esposo, ou seja, um verdadeiro exemplo de lisura. A luz que ilumina o caminho da humanidade. Suas armas principais são: a diplomacia, a equidade, a justiça, a perseverança, a prudência, a tolerância, o diálogo e em última instância, quando todos os meios possíveis forem esgotados o emprego da força para combater uma causa justa, “o bom combate”.
O maçom é um mensageiro de: paz, amor, harmonia, concórdia, bem comum, fraternidade, igualdade e liberdade. Se alguém porventura perguntasse de onde vem tanta força, determinação, energia e motivação, que os maçons têm em prol da defesa dos fracos e oprimidos e de um mundo melhor, onde a justiça social, o bem está, a educação, o trabalho, a indústria, a saúde, a agro-pecuária e a segurança, sejam os esteios fortes e eficazes que alicerçam, sustentam e movem qualquer país, fazendo com que seu desenvolvimento seja constante e progressista? Simplesmente eu responderia da fé que cada um de nós espalhados pelo mundo inteiro depositamos em um ser supremo, que para a maioria o reconhecem como Deus, outros como Ala, alguns como Jeová e os maçons pelo reconhecimento por tudo que ele fez e criou em benefício do desenvolvimento e crescimento da humanidade o chamam de Grande Arquiteto do Universo, o criador do céu e da terra de tudo e de todos, em suma Deus é uno: Onipresente, Onipotente e Onisciente.
O maçom é, sem dúvida, um amante da: filosofia, ética, moral, justiça, do bom exemplo e dos bons costumes. É também um exímio observador e cumpridor das: leis, regulamentos, estatutos e normas que regem um país.
Ser maçom é trazer dentro de si a chama acesa no lampião que servirá de guia na caminhada da longa estrada da vida. É trazer sempre consigo a alavanca que move montanhas. É está sempre munido de: fé, esperança e caridade, virtudes morais que devem ornar espírito e o coração de qualquer ser humano, que não se esquecerá jamais de depositar sua fé em Deus, sua esperança no aperfeiçoamento da humanidade e a sua caridade para com os seus semelhantes.
O maçom pode ser comparado a uma pedra bruta, que ao longo dos tempos vem sofrendo a ação de seu lapidário, até chegar à perfeição, pois nenhuma pedra preciosa demonstra pureza sem antes ser desbastado as suas asperezas. Nós sorrimos com o sucesso do próximo, porém choramos com o seu infortúnio. A nossa alegria maior está intimamente ligada a felicidade e a satisfação de nosso povo, pois enquanto houver injustiça estaremos sempre prontos DE PÉ E A ORDEM para combater.