O Reino de Deus é Jesus.
O REINO DE DEUS É JESUS.
Texto de Honorato Ribeiro.
Jesus ensinou em parábola, a fim de que os que O escutassem, colocassem a mente para raciocinar e descobrir a incógnita. Jesus explicava para os discípulos e apóstolos o que Ele falava em parábola. Ao povo e aos doutores da Lei, fariseus e escribas, Jesus não explicava o que Ele estava falando em parábola; como até hoje, nós, os leigos não entendemos e queremos entendê-las ao pé da letra. Vou citar as parábolas que estão no evangelho de Mateus: “PARÁBOLAS DO REINO”. O semeador, o joio, o fermento, o grão de mostarda, o tesouro, a pérola e a rede, parábola do servo cruel, Parábola dos operários da vinha, parábola dos dois filhos, parábola dos lavradores homicidas, Parábola da festa das bodas, a parábola das dez virgens, parábola dos talentos todas elas Jesus começa falando: “O Reino dos céus é semelhante”:...(...). Quando Ele fala no começo, afirmando que o reino dos céus é semelhante a, no final se vê que a conclusão é exatamente o que é o REINO DOS CÉUS. E o que é reino dos céus? É o próprio Jesus. Ele é o Reino dos Céus, a comunicação de Deus aos homens, é a PALAVRA que liberta-nos da escravidão do sistema econômico e político que são um jugo pesado aos consumidores e a massa operária. Ele nos trouxe o Projeto do Pai e nos ensinou a viver nesse reino, pois o Novo Adão é Ele, que aceitou vir nascer como um ser humano, vivendo e sentindo tudo que o ser humano possa sentir: sofrer, padecer e morrer, mas optou para a árvore do bem, embora tendo a do bem e a do mal, mas não soubera pecar. Fizera a vontade do Pai. Sendo Ele o Reino dos Céus, deu-nos esse Reino para que nós pudéssemos viver como Ele viveu: Em obediência ao Pai: “Seja feita a vossa vontade” como rezamos no Pai Nosso. Ele afirmou-nos: “O Reino dos céus está dentro de vós”. Cada cristão tem dentro de si O REINO DOS CÉUS, que é o próprio Jesus. São Paulo afirma: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”. Ele exortava os cristãos de sua época: “Seja meus imitadores como o sou de Cristo”. Ele não exortava ninguém afirmando: Sejam imitadores somente de Cristo. Porque ele, Paulo, vivendo igual a Cristo e, sabendo que o Reino dos Céus estava dentro de si mesmo, que era Jesus, portanto, o imitando estaria imitando a Jesus. Hoje o REINO DOS CÉUS está sendo expulso das escolas, da educação e dos lares não autênticos. Não há mais ensinamento religioso ou a mensagem do Cristo nas escolas. E é exatamente ao ser expulso, é que ninguém entende ninguém; não há respeito ao outro. A ética e a moral estão desaparecendo: Professor sendo agredido, morto nas escolas por alunos; pai sendo morto por seu filho por causa da herança – o filho pródigo – não se arrepende e não volta à casa do pai. Há pai, também, que estupra filha, o marido bate na esposa e até mesmo assassina. Nos lares faltam nascer o REINO DE DEUS. No Congresso não se fala mais o nome de Deus, mas polêmicas e corrupção. E se falar, é um Deus de sua ideologia política criada em suas mentes corruptíveis. Não é o DEUS ensinado por Jesus. As leis são legisladas para que eles se enriqueçam com um salário absurdo, dinheiro que é os impostos do povo que não é respeitado; enquanto os trabalhadores são desrespeitados nos seus direitos de viverem dignamente como seres humanos. Ninguém vive dignamente com o salário mínimo: VEGETAM. Então, onde está o REINO DOS CÉUS? Todos se preocupam com a política econômica, mas sucatam a cultura e a educação: faz de conta que ensinam, faz de conta que aprendem. É essa a realidade de hoje, nessa terra que foi chamada de VERA CRUZ, pois, sem a mensagem do Mestre dos mestres essa Nação não é viável e nem soberana: Poucos ricos têm de tudo; muitos não têm para sobreviver como seres humanos. Aqui está a fonte da compreensão e dos ensinamentos Cristológicos do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, que se fez homem, viveu como homem e, ressuscitando, destruiu a morte pela sua ressurreição. Ressuscitando deu-nos nova vida; ressuscitando-nos para vivermos eternamente no REINO DOS CÉUS. Aqui, e, após a morte ressuscitarmos gloriosamente com Ele. Como viveu Jesus antes de seus ensinamentos? Como era a vida Dele com José e Maria? Quem era seus colegas de adolescência? Como era a sua casa? O que Ele alimentava? Ele era alto, baixo, gordo, magro, moreno, negro, loiro de olhos azuis? Como eram os seus dentes? Eram alvos sem cáries? Jesus não deixou sua foto, porque não havia máquina e nem fotógrafos; ninguém sabe como Ele era. Só sabemos que Ele foi um grande Mestre que nos ensinou a viver dignamente como ser humano como fora. A sua foto é de um ser afetivo, misericordioso, bondoso, paciente. A sua foto nós a encontramos nos santos evangelhos, principalmente nas bem-aventuranças que é a sua biografia, sua foto verdadeira; sua historicidade, a sua Teologia e Cristologia. A sua estada com os apóstolos e discípulos e seus ensinamentos, seu caráter e virtude. Jamais houvera alguém que, com papel na mão, olhando para ele, como acontece hoje, desenhasse a sua figura excepcional de um grande taumaturgo e Mestre. Essa é a sua imagem, a sua foto, a sua vida. Toda especulação sobre como era biologicamente, fisicamente. Jesus é como uma árvore que a gente ver, admira, deita debaixo de sua sombra, mas não ver a sua raíz que lhe dá vida. Jesus é a grande árvore da vida e nós somos os seus galhos. Se um dos galhos cria broca, ela seca, cai e só serve para o fogo. Assim também é cada um de nós, quando afastamos de seus ensinamentos e não vivemos a vida de cristão vivendo como Ele viveu. Essa é a verdadeira identidade e a foto de Jesus.
hagaribeiro. 22-04-2011.