O Corredor da Tentação

No Oriente havia um rei muito querido por seus súditos. Mas, apesar de ser bondoso era enganado e roubado por alguns de seus funcionários , sobretudo por seus tesoureiros . Sabendo disso, o rei resolveu mudar de tesoureiro muitas vezes. Porém as irregularidades contnuavam em prejuizo das rendas do reino .

Aborrecido, o soberano confiou seus problemas a um sábio.

_ É mituo fácil resolver a questão, disse este. _ Bastará que vossa Majestade organize um baile. O melhor dançarino será o tesoureiro mais honesto.

_ Como ? , exclamou o rei, Você então me assegura que quem souber dançar será um bom funcionário. _ Só afirmei que ele será o mais honesto...replicou o sábio.

No mesmo dia publicaram-se os editais proclamando que aqueles que pretendessem sua nomeação para o cargo de tesoureiro, deveriam dirigir-se ao palácio, dentro de vinte e quatro horas. Apresentaram-se sessenta e quatro candidatos. O salão de recepções , preparado para um grande baile, mantinha suas portas fechadas . Os pretendentes deveriam antes passar, um de cada vez, por um longo corredor escuro. Ali permaneceriam por alguns minutos , a sós, para depois entrarem no salão principal. Nesse corredor estavam depositados grandes tesouros reais.

Quando os candidatos já se encontravam no salão, ao som de magnífica orquestra o baile teve início. Nunca se viu tanto dançarino mau : cabeça baixa , braços colados ao corpo, costas curvas, eles mal se movimentavam. Só um dentre os pretendentes , bailava com agilidade, cabeça erguida e braços soltos.

_ Ah!_ exclamou o sábio . _ Observe, bom soberano, que bando de velhacos! Só existe um candidato honesto nessa sala... e apontou o ágil bailarino.

Interrompida a dança fez-se um profundo silêncio. O rei , chamando o homem que dançava com tanto desembaraço , nomeou-no tesoureiro real. Quanto aos demais , submeteu-os à rigorosa revista. O que se viu foi um escândalo : de passagem pelo corredor , eles tinham furtado objetos de valor , escondendo-os sob as roupas. Por isso mal podiam dançar.

Então o rei lhes disse:

_ Uma das maiores virtudes do homem é a honestidade. Assim como premiei um súdito honesto, nomeando-o tesoureiro do reino, irei puní-los pelo crime que praticaram.

Todos foram presos e condenados a pagar pesados impostos Desde esse dia , a galeria que conduzia ao salão de recepções do

palácio passou a chamar-se "corredor da tentação".

Texto : Kalena,29/01/2011

Digitação e postagem : Ayelete

Minha irmã está acamada.

Fev.07 /02 2011

kalena
Enviado por kalena em 07/02/2011
Código do texto: T2776751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.