MENSAGEM A TODOS OS POLICIAS MILITARES
DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS – PMGO

(EM ESPECIAL À SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – DRª RENATA CHEIM)
 
 
 
Durante a longa convivência de mais de 25 anos com o meu tio: O 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA – PMGO – QOPM “SOLDADO PADRÃO” de quem falo com muito orgulho, pertencente a esta  GLORIOSA, HONROSA E CENTENÁRIA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS (Usando a mesma expressão que usa este verdadeiro Policial Militar que honra a farda que veste), eu venho através desta expressar esta mensagem ditada por este meu “coração militarizado”, imbuída de íntimo senso de justiça e ao mesmo tempo ferido pelas espadas da injustiça que são erguidas por tantos que se dizem dotados de poder para julgar, agir, mandar e desmandar, mas se esquecem que leis e regulamentos são instrumentos, “armas” que foram feitas para se fazer valer a justiça e só é digno de empunhar essas “armas”, aqueles que antes de vestir uma farda militar, se revestem de honra, respeito e dignidade pelo ser humano.
         Tenho procurado, ao longo do tempo, mesmo sendo civil, valorizar o “POLICIAL MILITAR” através de inúmeras homenagens em forma de textos, poemas e acrósticos que publico no site do RECANTO DAS LETRAS; que divulgo de outras formas e assim eu o faço, revestida de muito orgulho e respeito por quem levanto uma espada, como civil, para reconhecer e valorizar quem realmente é digno de respeito e valor, assim como o são a maioria dos Policias Militares que conheço, através das atitudes que moldam o comportamento do Policial Militar no exercício de sua função e principalmente através do caráter que os diferenciam; pois, muito embora as fardas militares os tornem semelhantes, o mesmo não acontece em relação ao caráter de cada um deles. Talvez seja por isso que a sociedade civil de modo geral tenha uma imagem tão negativa do Policial Militar como um todo.
         Através do Blog do Coronel Antonio  - Coronel PM Carlos Antônio Elias - QOPM - PMGO(Comandante da Polícia Militar de Goiás) e de tantos outros meios de comunicação, a própria Instituição Policial Militar tem procurado resgatar o seu valor junto à sociedade, mas agora, neste parágrafo eu me dirijo aos militares, principalmente os de alto escalão que muito se empenham nesse sentido: De nada vale esse esforço se dentro da própria Instituição Policial Militar não se separam o joio do trigo!
         Sempre tive uma preocupação e cuidado especial com meu tio, o “MILIOITO”, por saber que mesmo estando na reserva remunerada, batalha todos os dias, numa luta incessante pelos direitos do ser humano, numa busca constante de fazer valer a verdade e a justiça, comportamento este que molda o seu caráter e que nem sempre é compreendido e muitas vezes injustiçado, assim como o são muitos que se arriscam nesse campo de luta e são alvejados pelas balas torpes de tantos seres humanos que envergonham a própria condição de serem “humanos”.  
No dia 11 de agosto, dia do meu aniversário tive uma intuição especial de que algo estava acontecendo com meu tio. Nesse dia, levada por essa forte intuição, eu fui ao Comando Geral da Polícia Militar, antevendo o que poderia estar ocorrendo. Cogitei ir à Secretaria de Segurança Pública, mas fui informada que naquele dia o expediente havia se encerrado mais cedo. Voltei pra casa, ainda com a sensação de que algo estaria ocorrendo com meu tio, sensação de que ele estaria correndo algum perigo.
Só hoje, eu tive a certeza de que realmente minha intuição estava certa. Naquele dia algo acontecera de diferente. E o conhecimento desse fato foi o que me levou a elaborar essa mensagem.
Como eu já disse em um texto publicado há um tempo: “Por este Militar, o SOLDADO PADRÃO da Polícia Militar de Goiás eu ergo uma espada contra o mundo em sua defesa!” Movo céus e terra se for preciso em resgate do seu valor! E dou literalmente a minha vida, se for preciso em prol da sua liberdade! E se por desventura do destino, ele se tornar alvo de qualquer injustiça que venha a comprometer seriamente a sua dignidade e a sua vida, só Deus sabe do que realmente eu sou capaz de fazer!
Gostaria e frisar que homenagens que faço a determinados militares ou mesmo a civis, nem sempre correspondem literalmente à verdade sobre o que digo (Jamais gostaria de precisar revelar isso e só o faço agora devido ao momento que se faz necessário de “Não passar a mão na cabeça de quem não merece”), mas o que expresso em algumas homenagens, é antes de tudo um apelo à sensibilidade do “ser humano”, pois acredito que valor e respeito que se presta ao outro sempre retorna com reconhecimento semelhante.
E faço um apelo a todos os militares da Polícia Militar de Goiás, procurem saber quem é o “SOLDADO PADRÃO” da Policia Militar de Goiás! E o que significa ser “SOLDADO PADRÃO”. Para aclarar o conhecimento dos menos esclarecidos, eu digo: “SOLDADO PADRÃO” quer dizer “ESPELHO DA CORPORAÇÃO”. É um militar no qual todos os militares deveriam se espelhar. É o Militar de conduta ilibada, que não tem sequer uma mancha em sua ficha militar, ao longo dos 32 anos, 11 meses e 1 dia que possa desaboná-lo. E que deu e continua dando a sua vida em prol da Instituição Policial Militar, como se ainda na ativa estivesse, pois entende que o homem de caráter e valor não se limita ao cumprimento do dever, apenas durante o período que se encontra na atividade, mas estende o cumprimento do seu dever por toda uma vida onde cada atitude é voltada à luta pelo que é direito, ao resgate dos valores que a sociedade e também a Instituição Policial Militar perdeu ao longo dos anos e por esse motivo, tal instituição já não levanta a Bandeira Nacional com o mesmo sentimento de patriotismo de antigamente; que não ouve o Hino Nacional com o mesmo espírito de orgulho, e que principalmente vem se tornando árvore que dá poucos frutos de heroísmo, quando não dá frutos que envenenam a própria sociedade que deveria estar sob a proteção da Polícia Militar; porque além deste país apresentar um terreno pobre, onde pouco se pode cultivar de verdadeiro valor que seja digno de condecoração por medalhas; devido a tantas fustigações políticas e sociais e corrupções de toda sorte, inclusive as de caráter; a própria semente que é plantada: “o Ser Humano” já está podre!
         Podre e pobre em relações aos conceitos de moral, respeito, justiça, dignidade e valor!
         Essas douradas e “valorosas” Medalhas que são concedidas todos os anos a tantos, como símbolo de merecimento e a outros tantos como símbolo da clara politicagem e hipocrisia que impera em nossa sociedade, a meus olhos não passa de um metal de valor meramente material; pois quem tem realmente valor não precisa exibir no peito uma Medalha, porque o coração valoroso que carrega no peito, por si só já o condecora.
Ninguém precisa exibir ao mundo o brilho dos seus feitos porque esse brilho cega, e se torna opaco aos olhos de Deus!
Quem exibe orgulho e poder, e usa de sua posição para intimidar o seu semelhante, com toda certeza é digno de desprezo; pois só reconhece as vozes do comando de sua própria covardia! E só ouve o que enaltece o seu próprio orgulho! Torna-se tão cego que não percebe que só engana a si mesmo! Estes, sim, devem ser bem lembrados e reconhecidos pela sociedade para que nenhum dos seres mais humildes, seus supostos “Súditos”, caiam no tropeço das suas ardilosas armadilhas.
Não cito aqui nome de ninguém a quem dirijo a essência desta mensagem, mas para o bom entendedor, meia palavra basta e a quem a carapuça serve que faça bom uso.
Gostaria de lembrar ao 1º Tenente EULER sobre o Acróstico que lhe dediquei há algum tempo atrás e que por ora transcrevo, mas que o lesse novamente agora sobre o prisma desta mensagem que deixo postada aqui. E lhe dedico agora, estendendo a mensagem a todos os militares que se portam com semelhante conduta à do 1º Tenente EULER e com todo o sentido que vem a calhar, mais este soneto: MEDALHA EM CORAÇÃO VAZIO!
 
 


ACRÓSTICO EM HOMENAGEM AO “2º TENENTE PM EULER BARBOSA DA SILVA FILHO” DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS – QOPM - PMGO

(Chefe da A.L.I (P/2) do 1º BPM da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás).

 
Solicito com a devida vênia ao Ilmo Chefe da PM.5 da PMGO que seja dada ciência a todas as Unidades, Sub-Unidades e Destacamentos PM e Sub-Destacamentos PM da Polícia Militar de Goiás - PMGO
 
Eis o Oficial digno de notável merecimento...
Uma justa promoção pelo ápice que alcançou!
Lealdade, empenho, desempenho e discernimento
Entusiasmado pela profissão que abraçou...
Rasga os céus militares pelo vôo que alçou!
 
Bravo Militar que à Bandeira brasileira enaltece...
Avante segue! Sempre combatente e guerreiro!
Risca o meliante de todo emaranhado que tece...
Brada ao mundo, pelos atos, o orgulho brasileiro!
O povo goiano vibra pelos seus feitos e agradece!
Sua merecida promoção se estampa em ato certeiro:
Ao Governador caberá valorizar quem bem merece!
 
Do Posto de Oficial, 2º Tenente PM que ocupa...
Ao Posto de 1º Tenente PM por ilibada conduta!
 
Sua ação se abrilhanta em sapiência que se alarga...
Iluminam-se com brio os Brasões Militares de Goiás!
Lidera as operações da P/2 com eficácia e visão larga...
Valorizando a Corporação Policial Militar cada vez mais!
A Medalha Tiradentes reluzirá no peito do militar capaz!
 
Facultada ao fiel bom senso pela justiça e pelo fato!
Investigando e liderando seus comandados com tato!
Lei é Lei! Do Chefe da A.L.I (P/2), eis o lema no ato!
Hora de condecorar sem ressalvas a quem ao injusto metralha!
O Policial Militar 2º Tenente Euler, merecedor de Medalha!

 
Goiânia-GO, 12 de março de 2010.
 
SIRLEY VIEIRA ALVES
Economiária Aposentada
INSS/CEF/FUNCEF
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
“POETISA”
Sobrinha do 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA
QOPM – PMGO “SOLDADO PADRÃO” Cat. “A” – 2º BPM
Batalhão de Polícia Militar e de Caçadores “Gama Cerqueira”
Sediado em Rio Verde-GO da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO
“O MILIOITO”
Encaminhado ao Ministério da Defesa (Exmo Sr. Ministro NELSON JOBIM); ao Governo do Estado de Goiás (Exmo Dr. ALCIDES RODRIGUES); ao Deputado Estadual,Presidente da Assembléia Legislativa de Goiás; ao Egrégio Tribunal de Justiça de Goiás – TJ-GO ( Exmo Sr. Desor PAULO MARIA TELES);   ao Ministério Público de Goiás (Ao Exmo Sr. Procurador-Geral de Justiça, Dr. EDUARDO ABDON MOURA);à Prefeitura de Goiânia (Ao Exmo Sr Prefeito Dr. ÍRIS RESENDE MACHADO); à Secretaria de Segurança Pública de Goiás – SSP/GO (Ao Exmo Sr Deputado Estadual ERNESTO ROLLER); à Polícia Militar de Goiás – PMGO (Ao Exmo Sr Comandante Geral Cel CARLOS ANTONIO ELIAS - QOPM); Ao Exmo Sr Comandante da Guarda Nacional da Presidência da República do Brasil (Cel PM EDSON COSTA ARAÚJO – QOPM); ao Chefe da PM.2 (Ilmo Sr Cel PM VIVEIROS – QOPM-PMGO); ao Ilmo Sr Chefe da PM.5 da PMGO; aos Exmos Srs Grão-Mestres (Veneráveis das Lojas Maçônicas do Estado de Goiás e do Brasil, mormente às Lojas “Grande Oriente” e “Grande Loja”; ao Blog do Cel ANTÔNIO; ao site da TVPMGO; aos veículos de comunicação falada, escrita e televisionada do Estado de Goiás e ao site do RECANTO DAS LETRAS .
 
 
MEDALHA EM CORAÇÃO VAZIO !
 
De que vale ter no teu peito tantas medalhas...
Se tu carregas em teu ser este coração vazio!
Que só enxerga em tudo, tão somente falhas!
Se não tens atitudes de amor como desafio!
 
De que vale o tolo e vil orgulho condecorado
Se assim, sem sensatez, só te mostras ridículo!
Quanto louco delírio neste eco esbravejado!
Do teu coração duro e trancado num cubículo!
 
Quanto gesto rude, tu não soubestes comandar!
Julgando-te um deus, a mandar e desmandar!
Pisando em tudo! Erguendo estátuas de lata!
 
Nesta jornada pobre e insana em que tu vivestes...
Não soubestes encontrar o outro e te perdestes...
Em campo de luta onde teu coração só mata!

 
Goiânia-GO, 13 de agosto de 2010.
 
SIRLEY VIEIRA ALVES
Economiária Aposentada
INSS/CEF/FUNCEF
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
“POETISA”
 
E-mail: sirley.v.alves@hotmail.com
 
 
 
SOBRINHA DO
2º TENENTE PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA - QOPM - PMGO
 “SOLDADO PADRÃO” -   CAT “A” do 2º BPM    -   BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR E DE CAÇADORES   “GAMA CERQUEIRA” “O DOIS DE OURO” DA    GLORIOSA,   HONROSA E CENTENÁRIA   POLÍCIA   MILITAR    DE   GOIÁS - PMGO SEDIADO EM RIO VERDE-GO
 
“O MILIOITO”
 
email:tenentepmsousa_milioito@hotmail.com
 
“A esmagadora e triunfante Revolução de 31 de março de 1964 consolidou a Democracia no Brasil!”
 
 
NA OPORTUNIDADE, AGRADEÇO HUMILDEMENTE AO CEL CARLOS ANTONIO ELIAS – QOPM – PMGO, DD. COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POR ME RESERVAR O DIREITO DE EXPRESSAR ATRAVÉS DE SEU BLOG TODAS AS MENSAGENS QUE VENHO POSTANDO E QUE DIRIJO À POLICIA MILITAR DE MODO GERAL.
 
OBSERVAÇÃO:
 
PUBLICAREI ESSA MENSAGEM EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO POSSÍVEIS!