O Valor de um diploma (versão original)

O Valor de um diploma

Era ali no Sítio Pantanal, onde viviam pai e filho, a mãe da criança tinha fugido, pois desde o começo já dizia ser uma gravidez indesejada. O Pai do menino trabalhava feito louco para não deixar nada faltar em sua casa e principalmente em sua mesa.

Como o tempo passa, lá obviamente não foi diferente. O garoto cresceu e então partiu para a faculdade e seu pai lhe disse “vá meu filho realizar seu sonho e o desejo de papai, que o papai vai ficar aqui e não se preocupe com dinheiro ou despesas porque papai acerta tudo pra você.”

Assim o pai se matava para trabalhar para ver o filho estudando, e assim os dias foram passando... Certo dia o pai perde o sitio por motivos financeiros, pois o pai aplicava a maior parte de seu dinheiro nos estudos do filho. Mandado embora do Sítio, começou a fazer “bicos” na cidade, seu filho se encontrava no último ano da faculdade e ele não queria ver o filho ter tudo lançado por água abaixo.

Já marcada então a formatura do filho após meses faltava só uma semana, para pai e filho se encontrarem depois de tanto tempo, suor, e estudo.

O filho todo alegre liga para o pai e avisa do dia de formatura, seu pai então que fazia o “bico” em uma hidroelétrica mandou o resto do dinheiro para a quitação total dos estudos dos filhos. Ele (o pai) havia passado fome, frio e tudo mais, mas nunca usou isso contra o filho, sequer falou isso ao filho.

Um dia antes da formatura o filho aguardava a vinda do seu pai, a confiança era tanta que nem ligou para conferir. Colocou seu relógio de pulso que o pai tinha dado de presente a ele para despertar às 8:00 da manhã, para ele acordar e ajudar nos preparativos da festa.

Amanhece e ele atrasado, pois o relógio não havia despertado na hora que tinha deixado, olhando ao calendário e viu que era dia 08/12 coincidentemente com seu numero de chamada e de classe, chamada era o 08 a classe era a 12... Chega então à noite e começa a seção solene, ele triste porque seu pai não havia aparecido até então... Quase uma hora e meia depois seu nome é chamado e quando ele vai caminhando seu relógio de pulso “desperta”, outra coincidência despertou às 8:12 da noite, pegando o diploma das mãos do professor foi pedido a ele para fazer um pequeno discurso então emocionado começa a dizer “meu pai me deu esse diploma de presente, devo à ele esse diploma, mas infelizmente ele não está aqui hoje, não acredito que ele fez isso, após cinco anos sem vê-lo, ele não aparece, acho que se arrependeu, olhem para esse relógio o mesmo foi ele que deu.” Assim notou que o relógio tinha parado quando havia despertado isso as 8:12...e continuou a falar “ Veja até o relógio paraste, será que meu pai não despertou e dormiu demais como esse relógio que se quer me acordou hoje, posso e quero estar errado, mas a presença do meu pai seria mais importante do que esse diploma que ele mesmo me deu” E assim desceu e o silêncio prevaleceu...E assim acabou a noite... Ao chegar em sua casa havia um telegrama para ele, quando abriu quis morrer tinha uma foto dele no colo do seu pai anos antes no dia 8/12 assustado viu que quem mandaste o telegrama foste uma tia e notou mais uma vez a coincidência 8/12 mesma data, mesmo numero de sua chamada e sua classe também as 8:12 o relógio despertou e parou sem dizer que seu apartamento era o numero 812. Lendo o telegrama chorou de soluçar, pois dizia assim:

“Caro sobrinho escrevo essas cartas com minhas lagrimas, para avisar que seu pai não vai ao seu dia de formatura, houve um acidente que tirou a vida dele instantaneamente... E tudo que ele falava que se orgulhava de você... e não se importava qual fosse o valor do diploma ele o pagaria inteiro para ver você formado, então aqui esta o resto do dinheiro que faltava, mas infelizmente o dinheiro que a hidroelétrica disponibilizou para seu único herdeiro e que era da própria vontade do seu pai foi este dinheiro de seguro de vida de seu estimado pai... Também resolvi colocar o atestado de óbito de seu pai caso queria saber o motivo de sua morte horas e tudo mais... Forte abraço de sua tia”

Veja agora as coincidências: Seu pai era o funcionário de numero 812, e sua morte foi dada às 08h12min da manhã daquele dia e seu salário era de R$1.000, como pagava a faculdade do filho era descontado por mês R$ 812,00 reais de sua conta, ele vivia somente com o pouco que restava.

É o Pai amava o filho como nunca e quis avisá-lo, de varias maneiras que partiu, Quantas vezes não entendemos o que nos acontece, ficamos irritados e não compreendemos o momento que estamos passando. Não que tenhamos de ficar pensando em tudo, mas quero só mostrar isso para vermos bem o que pode estar acontecendo antes de “soltar as palavras”

PENSE NISSO

Direitos reservados pelo autor LEI 9.610/98

Xande de Matos
Enviado por Xande de Matos em 13/07/2010
Código do texto: T2374579
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.