Os dois caminhos

Existirá sempre, a sua frente, dois caminhos a esperar por sua escolha. Pois a vida jamais lhe constrangerá a seguir uma trilha a sua revelia.

Seja em qual setor da sua jornada, pessoal, profissional, afetiva, financeira, você terá que optar por qual maneira você vai buscar atingir seus objetivos.

E a primeira opção é sempre a mais fácil, sedutora. O caminho da trapaça, da falta de honestidade, onde invariavelmente, para chegar ao fim almejado, espalhará muita dor, muito sofrimento pelo caminho.

Enriquecerá rápido, conquistará muito, gozará imensamente. Sem querer lembrar que para isto alguém estará chorando por falta daquilo que você tem em excesso e adquiriu sem escrúpulos, pela falta do carinho com o qual seduz levianamente. Pelo negócio que em que você levou vantagem indevida e por contrapartida alguém saiu prejudicado.

A ninguém será dado, por sermos todos iguais, todos humanos, julgar a quem quer que seja por ter este escolhido o caminho mais curto. Pois a própria vida, pela lei de ação e reação, devolverá o desgosto de ver aquilo que foi construído sem base desmoronar quando menos se espera. A tristeza da solidão a quem não valorizou os afetos verdadeiros.

Hoje ou amanhã, nesta vida ou além dela, tudo aquilo que criamos, invariavelmente, a nós retornará. Nada do que fazemos, por mais insignificante que pareça, deixa de ter conseqüências para nós mesmos.

Já o segundo caminho é mais árduo, mais longo. Nela tem que se ter paciência para conquistar coisas e pessoas. Ter que repetir as flores e os investimentos muitas vezes.

Tem que se ter, muitas vezes, paciência para recomeçar a jornada, depois de chorar desesperadamente, por ver no chão o sonho de uma vida toda. Ver desmoronar os esforços de tanto tempo, depois de julgar que já estava concretizado.

Sentir um sonho que se busca com tanta dedicação, com tantos sacrifícios, escorrer por entre os dedos, depois de achar que ele não sairia mais de suas mãos, é algo desconcertante.

Mas a fé na justiça da vida, a confiança na capacidade humana e a paciência de esperar o momento certo, são ingredientes infalíveis do sucesso. Nem sempre da fama, mas do sucesso de se chegar ao lugar certo e não ao lugar que era só ilusão.

E é por isto que o caminho do bem é mais longo. Pois através da ânsia de querer o caminho do menor esforço, colocamos toda nossa energia para imaginar rapidamente, e imaginando rapidamente, criamos, porém sem bases, algo que nos fará sofrer.

E como este sofrimento é apenas para nos ensinar a lição necessária, permite, a Providencia Divina, que a sua causa logo se desfaça, dependendo de nós desta experiência funesta nos desapegarmos e buscarmos a rota da luz.

Construindo com esforços, tijolo a tijolo, a base de nossa felicidade. Num lugar que só parecia estar longe, que só demoramos mais para encontrar, por estarmos sempre olhando para fora.