A Cotovia e o Lavrador

Uma cotovia tinha feito o seu ninho numa seara. Uma manhã antes de sair em procura de comida para os filhinhos, recomendou-lhes que estivessem alerta e que escutassem tudo quanto o lavrador , dono

dono daqueles campos dissesse , para lhe contarem quando ela chegasse . E assim foi .

No seu regresso, os pequenos contaram-lhe que o lavrador tinha por ali passado com o filho e que ambos haviam determinado chamar os vizinhos para os ajudarem a ceifar o trigo.

_ Então dise a cotovia mãe _ ainda não há perigo.

No dia seguinte as cotoviazinhas contaram-lhe que o lavrador tinha passado de novo por ali com o filho, a quem ia dizendo que fosse chamar os primos para o ajudadem a segar. Quando isso ouviu , a cotovia mãe pensou queo perigo ainda não era iminente.

Ao terceiro dia disseram que o lavrador iam ele próprio e os filhos segar o campo e já se preparavam para isso.

_ Ah , sim ?- exclamou a prudente cotovia. _ Então é cehgada a hora de fugirmos daqui .Eu bem sabia que nem os vizinhos nem os parentes do lavrador o ajudariam na tarefa ; mas se é ele mesmo quem vai ceifar, então não temos outro jeito , outro remédio senão mudarmo-nos para outro campo .

QUEM QUER FAZ . QUEM NÃO QUER MANDA.

Estamos cansados de lermos avisos, frases em parachoques de caminhão , avisos e mais avisos em sanitários , Academias , bares e restaurantes e mesmo em botecos , etc... Vimos uma infinidade delas ... Uma mais sérias , outras jocosas, outras dr gosto duvidoso , ouras de mau , pésimo gosto... e assim vai .

Eu , mesmo, escrevi um texto em 2008 , aqui no RL , com o título "As Paredes Falam " . tamanha é a quantidade de aforismas, ditados , ensinamentos, textos bíblicos , etc...

A cotovia e o lavrador é uma fábula de ESOPO. Esopo era um aficcionado pelo comportamento humano... e colocava tudo que ele observava em suas fábulas e sempre nas vozes de animais .

Segar = ceifar, arar, capinar , por fim.

ESOPO : fabulista que viveu na Grécia antiga. Era escravo e viveu entre 620-570 a. C. Era um contador de histórias. Mas foi atribuído a ele a paternidade das fábulas como gênero literário. AS fábulas de Esopo serviram para La Fontaine e para Fedro reescreverem outras. Na verdade , ele é tido , mais ,como uma figura lendária do que histórica. Todos os dados dele são polêmicos . Dizem que ele morreu em Delfos , mas não há confirmação exata . E também , existem historiadores que põem em dúvida se ele realmente escreveu alguma coisa . Porém , Esopo deve fazer parte do nosso ACERVO CULTURAL . Eu vi uma vez, numa escola do interior de um Estado do Sudeste , um aluno perguntando para a profesora quem foi ESOPO , e ela .... não sabia . Não sabia NADA. E querem que nossas crianças , saibammmmm My God. CULTURA é o alimento interior do ser humano. Entre outras coisas , claro !!!

Kalena : uma formiguinha da aprendizagem , ávida pelo saber ...Outono. Mai.2010.

kalena
Enviado por kalena em 05/05/2010
Reeditado em 05/05/2010
Código do texto: T2238126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.