TRAGÉDIA NO RIO- DOAÇÃO DE SANGUE
Por conta do feriado e da tempestade que se abateu sobre o Rj, o Hemorio
(hemocentro) do Rio de Janeiro, sofre um queda enorme no número de doações
de sangue. Você que mora na cidade maravilhosa, mobilize seus amigosde empresas, clubes, condomínios, igrejas e contatem o Hemorio ( hemocentro do Rio) e façam
suas doações de sangue. Nunca é pouco lemBrar que um único doador pode salvar
várias vidas. Faça a sua parte.
Jorge Linhaça
ativista da INCAPAZ
Doações de sangue caem 80% com chuvas, alerta Hemorio
Somente 61 bolsas de sangue foram coletadas. Normalmente, seriam 300.
Situação foi agravada devido ao temporal e ao feriado.
--------------------------------------------------------------------------------
Devido ao temporal que caiu na segunda-feira (5) no Rio, o Hemorio, órgão da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, teve uma queda de 80% no comparecimento de doadores de sangue.
Nesta terça-feira (6), somente 61 bolsas de sangue foram coletadas, quando normalmente seriam 300. A situação foi agravada devido à chuva e ao feriado de Páscoa.
Desde o dia 1º de abril, o Hemorio, que é responsável por distribuir sangue para cerca de 180 hospitais da rede pública de todo o estado, coletou 840 bolsas. Em comparação ao ano passado, a queda chega a 50%.
O instituto está em alerta máximo e, de acordo com a diretoria geral do instituto, já estão sendo realizadas estratégias para minimizar o problema, mas o Hemorio depende da ajuda da população, pois todos os tipos de sangue são necessários.
Para ser um doador
Para ser um voluntário, é preciso trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Nas quatro horas que antecedem a doação, é necessário evitar alimentos gordurosos e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Local e horário de funcionamento
Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque-Sangue (0800 282-0708), que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h e fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio.