JESUS E O SERMÃO DAS SETE PALAVRAS
JESUS E O SERMÃO DAS SETE PALAVRAS -
Durante a Semana Santa, a partir do próximo Domingo de Ramos, iniciarei, e terminarei no Domingo da Ressurreição , sete trabalhos sobre o Sermão das Sete Palavras, as últimas proferidas por Jesus, antes de morrer na Cruz. Serão momentos de recolhimento e reflexão, para meditarmos a respeito da nossa vida, a qual Jesus deu tanto valor, quando optou por morrer por ela, pela salvação de todos.
Desde menino, morando em Jacareí SP e freqüentando sempre a nossa Igreja, cresci dentro de um clima muito respeitoso no tempo da Semana Santa. Épocas passadas que me trazem muitas saudades à lembrança.
Era como se todos estivessem participando do sofrimento bárbaro enfrentado pelo Senhor Jesus. A TV Em preto e branco surgiu na minha terra, só em 1952, com uma recepção muito precária e, fora do alcance financeiro da maioria das pessoas. Alguns bares, mais importantes, instalavam-na e, atraíam a clientela, que era puramente masculina, (mulher não freqüentava bares nessa época, não jogava futebol e nem fumava em público e muito menos falava nomes feios nem em casa e muito menos em praça pública); exibia os jogos de futebol aos sábados e domingos e todos consumiam salgadinhos e bebidas, torcendo cada um para o seu clube, sem brigas e sem complicações.
Mas, na Semana Santa só mostrava as reportagens com relação à mesma, sempre com muito respeito, nada de futebol ou outra programação. Os rádios nas casas eram ligados também em programas próprios para aquele tempo, regulado com um som baixo e muito respeitoso, com músicas clássicas ou que servissem para meditação. O respeito era geral também nas ruas, tudo com muita paz nos relacionamentos. As igrejas, cheias, contavam com a participação das famílias, todos se envolviam e respeitavam todos os atos da Semana Santa, desde o Domingo de Ramos, até o Domingo da Ressurreição, quando todos ressuscitamos com Jesus, deixando enterrado o nosso Homem Velho, uma Mulher velha, para sermos, agora, UM HOMEM NOVO e UMA NOVA MULHER As pessoas, naquela época, acreditavam e viviam mesmo as palavras deixadas por Jesus. As famílias freqüentavam todos os atos celebrados. Não havia gritarias nas ruas e, o clima era mesmo de pesar e de recolhimento.
Um dos momentos que mais me chamava a atenção era na Sexta feira Santa, às três horas da tarde, “O Sermão das Sete Palavras” as últimas pronunciadas por Jesus do alto da cruz. Ali, na Igreja repleta de fiéis, eu ficava assistindo e ouvindo com bastante atenção um Padre que não me esqueço, chamado Ramon Ortiz, que celebrou nosso casamento e nossa primeira bodas, a de Prata.Como falava bem!!! O relato do sofrimento de Jesus era relembrado com muita profundidade e respeito, fazendo com que todos sentissem o quanto Ele sofreu para salvar a humanidade. Entregou-se por inteiro para a salvação de todos, dentro de um plano do Criador que,cansado de tanto fazer alianças com o seu povo que não as cumpriam. E, Jesus, deixou-nos como exemplo de amor, cumprindo e confirmando as suas palavras dando a própria vida por todos nós. Caminha para o calvário surrado por chicotes,feitos com tiras de couro com bolas de chumbo nas pontas, que abriam em seu corpo rasgos profundos, fazendo-o sangrar todo o tempo do seu sacrifício na caminhada.
Com a cruz às costas caminha até o Gólgota, local onde foi levantado no madeiro, pregado com rombudos cravos na palma das suas mão e sobre os seus pés unidos e pregados um por cima do outro com um cravo ainda maior, no suporte embaixo deles. Depois de ser pregado na cruz, levantaram-na , colocando-a em pé e começam a humilhá-lo, atiram-lhe pedras, cospem-no, dão-lhe vinagre para beber; fazem chacotas até à sua morte. Antes de morrer , sofre horrivelmente na cruz. Jesus, que ficara calado, durante todo o seu julgamento, profere ali sete palavras em seus momentos mais críticos e finais da sua missão de Deus e de Homem aqui na terra : 1ª Palavra = “Ainda hoje estarás comigo no paraíso” 2ª Palavra = “Eis aí tua mãe” Eis aí o teu filho”, 3ª Palavra = “Tenho Sede”, 4ª Palavra = Perdoai-os porque não sabem o que fazem”, 5ª Palavra =” Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes ? ”. 6ª Palavra="Tudo está Consumado -7ªPalavra= “Pai Em tuas mãos entrego o meu Espírito”.
Convido os amigos Recantistas a fazerem um momento de reflexão a cada dia. Até lá ! Conto com a participação de todos e, tenham uma proveitosa Semana Santa . Aproveitemos para colocarmos a nossa vida na paz que Jesus nos concede a um preço tão alto, que foi a sua própria morte. Bene - Ctba. – ( b. g. j. )- 22/03/2010
DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!!