O Ambiente
15 O AMBIENTE
Na Terra, o problema do ambiente é sempre preponderante no caminho de cada criatura. O homem vive aquilo que cultivo. Quem se entrega à tristeza, nela se movimentará; quem enaltece a enfermidade sofrer-lhe-á o dano; quem mente e procura trapacear os outros, se envolve num labirinto difícil de sair. É Lei da Vida, tanto nos esforços do bem, como nos movimentos do mal.
Vejo nisso, o princípio que rege a vida nos lares humanos. Quando há compreensão reciproca vivemos num paraíso, mas, se houver desentendimentos transformaremos a vida num inferno. Nosso ambiente é a pintura exata dos pensamentos que emitimos. Se nossos pensamentos forem de amor, sinceridade, poderemos viver num casebre de madeira tosca, o qual para nós representa um palácio e todos que nos visitarem, sentirão a paz, amor e carinho que emanam daquela modesta habitação. Ao contrário, se vivermos numa mansão ornada de ouro e purpura, mas, alimentarmos pensamentos de orgulho e hipocrisia, tudo dentro da casa quebra, desmorona, os enfeites caros não realçam, não há paz, nem sossego e não poderemos permanecer dentro do próprio lar. As raras pessoas que nos visitarem, sentir-se-ão desajustadas, nervosas e não voltarão mais... É a Lei da Vida de Atração e Repulsão.
Evite o luxo supérfluo, a aglomeração de utensílios inúteis. Tudo que sobrecarrega o ambiente, atrapalha a vida. Seja sóbrio e natural em tudo. O artificialismo, distorce e causa fadiga inúteis. Seja sóbrio e natural em tudo, desde a sua pessoa, até o ambiente da sua casa, a mobília, os utensílios. Quem nada tem é que procura mostrar mais do que possui.
Ilusão!... Não seja sofisticado e pedante, mas simples e humilde.
Nosso Senhor Jesus abençoa o Lar Cristão, onde reina a paz, a sinceridade e o amor. Seja simples e confiante e o mundo será seu!