Orquestra Sinfônica de Sorocaba realiza concerto na Sala FUNDEC

OSS apresenta um concerto magistral, exuberante para o seu público neste mês. Grandes obras, grandes compositores, solista ao piano, grande coro e solistas vocais darão o tom deste concerto grandioso.

Inicialmente de Georges Bizet, a Suíte L´Arlesienne – número 1 composta como música para a peça teatral de Alphonse Daudet, Cartas de meu Moinho, em Outubro de 1872. A peça não sobreviveu ao tempo, mas a música foi imediatamente apreciada pelos seus contemporâneos. Imediatamente Bizet toma alguns trechos (Quatro) e os organiza em forma de suíte, visto que o original comportava 23 números.

O Prélude que serve de abertura ao melodrama, se inicia de forma enérgica (Marcha dos Reis) é uma antiga canção do interior da França;

O Minuetto, de ritmo vivo e acelerado é rico em contrastes de dinâmica e coloridos de timbres.

O Adagietto canta o amor dos personagens separados durante toda uma vida que se reencontram. Um canto emotivo e inocente.

E encerrando a suíte, Carillon, um scherzo repetitivo imitando o repicar de sinos e finaliza a obra num Fortíssimo, de maneira explosiva.

Na seqüência, Beethoven e sua Terceira sinfonia, a Eroica. Cercada de situações nobres e mesmo decepcionantes para o autor, esta obra dedicada inicialmente ao grande ídolo de Beethoven, Napoleão Bonaparte, que naquele momento regia um novo pensamento contra a aristocracia e procurava implantar a liberdade popular como “libertador da Europa”, decepciona o mestre ao fazer-se coroar imperador na França. Beethoven que tinha feito uma dedicatória na capa da obra nomeando-a como Napoleão, rabisca-a reescrevendo “composta para celebrar a lembrança de um grande homem”.

Como toda sinfonia padrão, em quatro movimentos, apresentaremos os dois primeiros à maneira do concerto instrumental (geralmente em três movimentos). Acrescentaremos a Fantasia para Piano, Orquestra, Coral e Vozes Solistas, finalizando a sinfonia, mas sendo apresentado como concerto.

Quanto à sinfonia, no seu primeiro movimento – Allegro com brio – inicia-se com impetuosidade, com um grande tutti orquestral e aos poucos vai diluindo-se em melodias maravilhosas, contrastando timbres instrumentais e ritmos variados.

O segundo movimento – Márcia Fúnebre / Adágio assai – aliás, mais famoso que a sinfonia toda, passa a ser o tema de toda a indignação de Beethoven, pois inicialmente era uma marcha heróica e triunfal dedicada à Bonaparte e o mestre a transforma em Marcha Fúnebre como se o herói estivesse morto. Eloqüência marcante no ritmo e nas melodias, demonstrando claramente o “luto” que o inspira. Com temas dolorosos, ásperos e de lamento, a marcha fúnebre se conclui de modo a extinguir-se, apagando as últimas lembranças do herói morto.

Concluindo a sinfonia de maneira concertante, introduzimos a solista da noite – A pianista Mirna Alcoléa. Conhecida de nosso público e de nossa gente, essa talentosa pianista que já nos prestigiou com seu talento em concertos anteriores, volta agora a somar-se à OSS nesta imponente obra. A Fantasia em Dó menor cujo “Prelúdio” é toda uma introdução solista onde o pianista nos revela todo seu talento e habilidade, coloca a orquestra em compasso de espera e demonstra todo o seu potencial, principalmente por ser uma obra de caráter livre e romântica, deixa o solista imprimir toda sua característica e conhecimento da obra e do período. Em seguida, a orquestra se anuncia e vagarosamente vai se apresentando em naipes e cores.

Após a apresentação do tema, que, aliás, todos reconhecerão, pois foi o mesmo tema utilizado no musical infantil “Os Saltimbancos” – todos juntos somos fortes, não há nada à temer... – as vozes solistas

vão se apresentando uma após outra:

Soprano – a jovem Victória de Sousa Real; Tenores – Wiliam Dolfini e Marco Antonio Amaral; Baixo – Ricardo Silva. Todos talentosos e portadores de belas vozes e grande experiência; e, em grande apoteose o tutti coral irrompe causando uma emoção arrebatadora aos nossos ouvidos. Embora cantado em alemão (texto original da obra), sua poesia, sua delicadeza e beleza se mostra através das vozes do coral e dos solistas. Entrelaçados vozes, orquestra e piano solo, uma apoteose. Uma celebração à vida. Ao amor, à música e à poesia.

O Concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba – OSS acontecerá na próxima quinta-feira, dia 29/10, às 20h, na Sala FUNDEC, à Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro, entrada franca. A Sala FUNDEC conta com 235 lugares. Os ingressos (02 convites por pessoa) deverão ser retirados na sede da FUNDEC, a partir das 19 horas.

O mesmo concerto será reapresentado na quinta-feira, dia 05/11, às 20h, na Sala FUNDEC. Os ingressos (02 convites por pessoa) deverão ser retirados na recepção da FUNDEC, a partir das 19 horas.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (15) 3233.2220, ou do e-mail: eventos@fundecsorocaba.com.br.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 04/11/2009
Código do texto: T1904866