Um Conto : O Príncipe Sapo : um dedinho de prosa , no dia da Criança.
Você criança precisa saber :
_ " Tudo o que afasta a criança de sua mãe , a faz sofrer e a
põe em perigo de morte" . (Roussel) . E eu acrescento : Criança , você tem o direito de ser respeitada . Qualquer ato que não lhe seja próprio : DENUNCIE - fale pra mamãe , professora ou para o papai.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
**********
A criança tem direito à vida, direito à saúde , direito ao lar , direito à educação , a fim de que possa tornar-se útil a si mesma ,à sociedade e à Pátria . Criança ! EXIJA os seus direitos.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
**********
O PRÍNCIPE SAPO
(Um conto de GRIMM )
Noutros tempos , quando desejar uma coisa era tê-la , existia um rei cujas filhas eram todas bonitas ; porém a mais jovem era tão linda que o próprio sol , apesar de vê-la todos os dias , não se cansava de admirar-lhe a beleza.
Nas proximidades do castelo havia uma floresta muito escura ,que escondia em seu seio uma velha tília , sob cujos galhos corria tranquilo regato . Em dias de muito calor a princesinha caçula costumava a ir nessa floresta para sentar-se à beira do riacho refrescante, divertindo-se com uma bola de ouro , que atirava para o ar e aparava novamente , mãos , assim passando horas. Um dia , brincando com a bola , a bola caiu na grama e rolou para o richo. A princesinha pôs-se a chorar, cada vez mais alto, até que de repente , soou uma voz alí perto : _ "Por que chora princesinha ? As suas lágrimas comovem até as pedras" . Olhando para o lugar de onde vinha a voz , a princesa viu um sapo com a cabeça fora d'água.
_ Oh, foi você que falou sapo ? Estou chorando porque perdi a minha bola de ouro neste riozinho.
_ Não chore , disse o sapo. Poderei remediar o mal . Mas o que me dará em troca se eu lhe devolver a bola ?
_ eu lhe darei meus sapatos, meu vestido, minhas jóias e até a minha coroa . Esta que uso . É de ouro.
_ Não desejo pérolas, nem pedras preciosas . Mas se , promete deixar eu ser seu companheiro , sentar-me à mesa junto de você , comer no mesmo prato , beber no mesmo copo e dormir na mesma cama, então lhe trarei a bola de ouro novamente.
_ Terá o que quiser , se me devolver a bola ... Mas pensou lá consigo : Que será que deseja esse sapo ? Ele que fique na água com o resto da saparia ; viver comigo é que não pode.
Ao receber a resposta , o sapo mergulhou na água para logo
depois aparecer com a bola na boca. Atirou-a sobre a grama ; a princesinha mais que depressa , pegou-a e saiu correndo
"Espere, espere , gritou o sapo . Também vou junto . Não posso pular tão depressa como você corre". Mas todo o seu coaxar foi inútil, pois a filha do rei não o ouviu e logo que chegou ao palácio esqueceu o pobre sapo , que teve de voltar para a água, muito triste da vida.
No dia seguinte quando a princezinha sentou à mesa com o pai e as irmãs , percebeu qualquer coisa subindo as escadarias. Em seguida ouviu bater na porta : Toc,toc,toc. _ Abra a porta princesinha , exclamou alguém. E ela foi ver quem era e deu com o sapo . Fechou a porta com força e foi para junto do pai . Pálida . O rei , vendo-a assim assustada perguntou se era algum gigante que viera buscá-la . _ Não , é um sapo horrendo, disse ela.
_ Que deseja com você ? perguntou o rei . _ Ah, papai, quando eu estava brincando minha bola de ouro caiu no riacho . Chorei . Ouvindo meu choro , esse sapo veio me trazer a bola . Mas aí eu fiz ele pensar que seria meu companheiro. E agora ele está aqui.
Nisto bateram , de novo, na porta e o sapo falou : _ Princesinha caçula , já se esqueceu do que me prometeu ? As promessas à beira do regato sob aquela tília frondosa ?
_ Já que prometeu cumpra , disse o rei.: Abra a porta !. O sapo entrou e foi se sentar perto dela, e pediu que o levantasse do chão . A moça hesitou , mas decidiu-se logo satisfazer o desejo do pai. O sapo assim que se viu na cadeira da jovem , tratou de pular para a mesa e achegar-se ao prato da jovem , para comerem juntos. Jantou junto com o sapo nojento. Logo depois ele pediu para que o levasse à cama , pois estava cansado . Ela se pôs a chorar , sentindo nojo de encostar-se naquele bicho e tê-lo em sua caminha limpa . Suas lágrimas, porém , só serviram para enraivecer o rei : _ Quem lhe auxiliou num momento difícil , não pode ser desprezado, disse ele .
E assim ela foi obrigada a levar o sapo para seu quarto . Jogou-o a um canto qualquer e foi deitar-se. O bicho não se conformando disse que ia contar ao rei. Tais palavras deixaram a prin-
cesinha tão furiosa que , agarrando o sapo por uma perna atirou-o de encontro à parede , dizendo : _ quero ver se não fica quieto, agora, sapo imundo! Mas, ao cair , o sapo se transformou num belo príncipe , o qual lhe contou de como fora virado sapo por uma bruxa e condenado a ficar sapo até que uma linda princesa o tirasse do riacho . Disse-lhe mais que, no dia seguinte se casariam seguindo juntos para o seu reino.
Na manhã seguinte , logo ao nascer do sol, uma belíssima carruagem, tirada por 8 cavalos brancos, enfeitados com penas de avestruz e arreios de ouro , parou em frente do portão do palácio. Atrás da carruagem já estava o fiel João , criado do jovem príncipe.
Quando o seu amado amo foi transformado em sapo , o fiel João sentiu tanto que amarrou três argolas de ferro, o seu coraçao para que não se partisse de tristeza e dor. A carruagem não havia andado muito quando ouviu-se um estalo . Era uma das argolas que havia arrebentado . Aquelas que havia colocado para amarrar seu coração. Aos poucos as outras foram arrebentando , tamanha era a felicidade de ver seu amo feliz e casado . E viveram felizes para sempre .
É assim que terminam os contos ... felizes para sempre ... rs.
P.S- JACOB GRIMM, 1785- 1935, pioneiro do nacionalismo germânico, assim como seu irmão Wilhelm ,1786-1859 e outros escritores e eruditos alemães. Sua famosa coletânea folclórica "Contos de Fadas" ,1812-1815 , constitui uma tentativa de identificar e preservar o espírito original de um povo num mundo em transformação . São chamados de Irmãos Grimm.
No DIA das CRIANÇAS , um presente para você, CRIANÇA !
::::: CALLENA ::::: , out/2009.
OBS: tília , é uma árvore ornamental nascida e cultivada na Europa , de folhas arredondadas , reentrantes na base, serreada. É uma árvore, sedutora, muito linda.