HOJE AS IGREJAS ESTÃO CHEIAS...
Hoje as igrejas estão cheias..
Jorge Linhaça
Tenho acompanhado atentamente a tragédia que se abateu sobre o povo catarinense, mormente sobre o Vale do Itajaí, duramente castigado pelas chuvas inclementes.
Tenho presenciado o mar de solidariedade que se espalhou pelo Brasil e por países estrangeiros buscando auxílio às vitimas desta catástrofe sem par na história da região.
Li relatos assustadores sobre a força da natureza.
Li relatos cheios de gratidão, dessa gente lutadora e capaz que ainda encontra forças dentro do peito para dizer:
Vamos reconstruir! Podem esperar!
Eu mesmo, como outras pessoas, suspendi meus projetos pessoais para dar minha pequena parcela de contribuição nesta campanha.
Sou apenas mais um formiga, neste imenso formigueiro humano que se mobiliza para ajudar de alguma forma o povo daquelas cidades.
HOJE AS IGREJAS ESTÃO CHEIAS...
Não sei se no Brasil todo, mas nas cidades atingidas sei que muitas Igrejas estão lotadas, lotadas de flagelados, de gente que perdeu quase tudo o que tinha, exceto a sua honra e vontade de recomeçar.
HOJE AS IGREJAS ESTÃO CHEIAS...Brasil afora...
Cheias de gente com medo do fim do mundo, cheias de gente orando pelas vítimas, cheias de gente que está lá por estar.
A tragédia vai perdendo espaço na mídia, até mesmo na internet...o número de pessoas que continua a divulgar apelos cai a cada dia...muitos estão ocupados demais reeditando antigos textos...muitos já se deram por satisfeitos ao fazer a sua doação...e assim caminha a humanidade...
As chuvas voltam a cair sobe as áreas atingidas, a enorme quantidade de doações recolhidas dos mais distantes pontos do país, por certo servirão para amenizar por alguns dias o sofrimento do povo atingido.
Mas a tragédia não termina com a chegada de caminhões de mantimentos. A tragédia não se encerra com a chegada de recursos financeiros, vindos de anônimos, de instituições ou do próprio governo.
A tragédia é muito maior do que a falta de mantimentos. Serão meses ou anos para que as cidades voltem a ter seus prédios reconstruidos.
Levará muito mais tempo para que as tragédias pessoais sejam esquecidas.
Apagar das mentes o cenário de horror presenciado, talvez jamais seja possível.
Claro que não espero que passemos os próximos meses e anos preocupados com o que acontece em Santa Catarina, mas, no momento atual ainda é muito necessário que voltemos nossos olhos para o que acontece.
É necessário avaliar o que vem pela frente, é preciso pensar no resgate da estima desse povo, é preciso reservar lugar em nosso coração para encontrar maneiras de ajudar ainda que de longe, talvez com uma palavra amiga, talvez com mensagens de apoio e, acima de tudo, com a força de nossas orações
.
Muitos companheiros da internet moram ou tem parentes nas áreas atingidas, será que já nos demos conta disso?
Eu propus dias atrás que se criasse uma nova forma de turismo, o turismo da reconstrução, que as pessoas não cancelem suas viagens a essas cidades, que não privem esse povo, sempre tão hospitaleiro, da oportunidade de ter sua auto-estima resgatada através do seu trabalho, de receber , em "sua casa" , os irmãos de outros estados e países.
Não vou aqui repetir tudo que já escrevi.
Meu texto, O turismo da reconstrução, está disponivel na internet em alguns sites. Basta uma busca no google.
HOJE AS IGREJAS ESTÃO CHEIAS
Quem sabe se estivessem cheias em outros dias as coisas pudessem ser diferentes.
A força da oração é algo imconcebível para alguns, mas não tenho medo de dizer que, enquanto as correntes de oração corriam internet e outros lugares, a chuva cessou por algum tempo em Santa Catarina.
Conforme as orações foram minguando, a chuva voltou a cair, como que um aviso para que não nos esqueçamos da necessidade de orar pelo nosso próximo.
Que haja cada qual de acordo com sua consciência,
Se quiserem ser sarcásticos quanto ao que estão lendo que sejam, já estou acostumado.
Aos que receberem minha mensagem com alegria e com os olhos fitos na glória de Deus, peço que continuem orando e ajudando.
Fazer o bem não empobrece nínguém, muito pelo contrário, enriquece a alma e nos aproxima de Deus.
Obrigado a todos que ainda lutam e se importam com o próximo, a luta continua...a reconstrução não é apenas de cidades, é a reconstrução da auto-estima das pessoas.