Valorizar

Valorize. Momentos de apreensão, quando não tiver saída, quando se sentir inseguro ou insegura valorize. Sentimentos, ações, risadas das mais estranhas para as mais envergonhadas, aquelas que ficam guardadas nos lábios. Não hesite em acreditar na vida, das mais diversas plenitudes às mais diversas atrocidades. Pois de tudo temos que aprender a valorizar. Valorize amigos próximos, aqueles que muita das vezes chamamos de irmãos, ou os que dizem ser amigos, até mesmo aqueles que não nos demonstram qualquer afeto. Valorize primeiramente familiares, afinal das origens perdemos muito quando não sabemos aproveitar. Valorize sempre por estar vivo, por saber que tem a razão de estar aqui, todos têm o direito de estar no universo. Somos filhos da criação divina, somos frutos dos mais diversos acontecimentos e fenômenos da natureza. Falando nisso, valorize também a natureza, não a maltrate, não por vontade, nem por consciência geral, mas por respeito. Da mesma forma que tens que aprender a valorizar a si mesmo, as fontes naturais, pois vivemos cercados por pessoas que não ligam para essas "futilidades". Sorria, mas o suficiente, pois não poderás saber o valor de uma lágrima. Chore quando necessário. Valorize festas, passeios, brigas etc. Brigas. Claro, de tudo podemos tirar lições, podemos sempre aprender algo novo. Procure sempre acertar em suas escolhas. Mas se errar, apenas se errar, saiba tirar proveito. Valorize suas turmas de colégio, se estudar não lhe convém. Aprenda a dar mais valor aos estudos, saiba que querendo ou não faltará sempre um pouco. Saiba valorizar momentos que tirem fôlego. Valorize namorar, mais de uma vez, pois sempre poderá acrescentar algo em uma nova relação. Procure uma pessoa que lhe faça sorrir sempre que puder. Se afaste de pessoas que te façam sofrer. Sofrer mesmo tendo tido como um aprendizado, como um avanço espiritual, muita das vezes não faz bem a alma, machuca, e mesmo que esse alguém venha te pedir perdão, a ferida está lá mantida em cativeiro, como se fosse uma fera aprisionada, com medo de tudo e de todos. Valorize sua personalidade, sua forma de se expressar, de mostrar ao mundo para que veio. Saiba defender o que gosta com unhas e dentes, mãos e braços, tapas ao invés de abraços. Valorize a autodefesa. Não com lutas, mas com palavras. Valorize cada passo que der, sempre será um passo. Dar valor a algo. Valorize seu jeito de ser. Por mais estranho que pareça dentre milhões de pessoas, sua forma de agir é única. Valorize o que você tem de mais precioso, que na maioria das vezes passa despercebido, até mesmo no final de um texto. Valorize o amor.

Rafael Ricardo
Enviado por Rafael Ricardo em 07/08/2008
Código do texto: T1118015
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.