O PECADO É IRRESISTÍVEL?
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” - 1 João 2:6
Se fosse impossível ser como Jesus, seria um total contrassenso a Bíblia mandar a gente imitá-lo, ser e andar como ele. Mas, a Bíblia diz que é possível. O próprio Senhor disse: “Aquele que crê em mim fará TAMBÉM AS OBRAS QUE TENHO REALIZADO. Fará coisas AINDA MAIORES do que estas, porque eu estou indo para o Pai” - João 14:12
Porém, muitos afirmam que pecar é algo inevitável, que a carne é fraca e que terá de viver pedindo perdão pelos mesmos pecados de sempre. Pensam ainda que a graça de Deus serve apenas para levantar a pessoa que vive caindo nas eternas “tentações inevitáveis”.
Aí a pessoa vendo que não muda, passa então a acreditar que o problema está na graça e não nela, pois se é a graça que capacita para a obediência e, ainda assim, ela não consegue obedecer, então pensa que a culpa está sendo da graça e não dela.
Com isso, a pessoa vive assim: peca primeiro e busca a graça depois, sendo que O CERTO SERIA BUSCAR PRIMEIRO A GRAÇA PARA QUE DAÍ OBTENHA A FORÇA NECESSÁRIA QUE NÃO A DEIXARÁ CAIR NO PECADO.
Ora, devemos entender que A OBRA DA GRAÇA NÃO É UNILATERAL. A pessoa deve interagir com a graça.
Quando não há essa interação, a pessoa passará a definir graça baseando-se no seu estilo de vida: vê que não se arrepende, daí vem uma frustração que gera uma autovitimização, que em seguida a faz imaginar Jesus passando a mão na sua cabeça dizendo “eu te entendo... e como nem eu consigo te transforma, então toma aqui o seu passaporte já carimbado para o céu, não importando o que você faça...”
Só que o Apóstolo Paulo disse que o Evangelho é o PODER DE DEUS (Romanos 1:16). E ele disse também que “aquele que julga estar firme, CUIDE-SE PARA QUE NÃO CAIA! Não sobreveio a vocês tentação que NÃO FOSSE COMUM AOS HOMENS. E Deus é fiel; ele NÃO PERMITIRÁ QUE VOCÊS SEJAM TENTADOS ALÉM DO QUE PODEM SUPORTAR. Mas, quando forem tentados, ELE LHES PROVIDENCIARÁ UM ESCAPE, para que o possam suportar” - 1 Coríntios 10:12,13
Ou seja, NÃO EXISTE TENTAÇÃO SOBRE-HUMANA, toda tentação é comum aos homens, logo passível de ser vencida, além do que É POSSÍVEL NÃO CAIR, tanto pelo cuidado que a própria pessoa deve ter – vigilância e oração -, quanto pelo livramento que o próprio Deus dá.
Judas 1:24 diz: “Àquele que é poderoso para IMPEDI-LOS DE CAIR e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria”.
E ensinando-nos a orar, o Senhor Jesus disse: “E NÃO NOS DEIXES CAIR em tentação" - Lucas 11:4. E como antes ele falou: “Dá-nos CADA DIA o nosso pão cotidiano” - Lucas 11:3, então significa que devemos pedir para não cair em tentação todos os dias também.
Outra coisa, declarar como desculpa dizendo ser “a carne fraca”, é afirmar algo completamente fora do contexto bíblico, pois quando Jesus disse que "vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41), primeiro, ele está dizendo que PELA VIGILÂNCIA E PELA ORAÇÃO NÃO CAIREMOS NA TENTAÇÃO – logo, cair em tentação não é algo inevitável -, segundo, ele está dizendo que O ESPÍRITO ESTÁ SEMPRE PRONTO para buscar a Deus, ainda que a carne lute contra isso, porque ela sabe que a oração será a morte dela.
Até aqui eu entendo que EXISTE SIM UM AUXÍLIO À NOSSA DISPOSIÇÃO para que não caiamos no pecado. Mas, esta ajuda não vem atrás de mim, EU PRECISO IR EM BUSCA DO SOCORRO: “Assim sendo, APROXIMEMO-NOS do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” - Hebreus 4:16
Assim, aproximar-se do trono de Deus para encontrar a graça que ajude não é somente depois do pecado cometido, depois de cair na tentação, mas DEVE SER ANTES, para que seja impossível cair. Não que não exista a graça para depois da queda, claro que existe. Mas, o que precisamos entender é que não devemos buscar a graça somente depois de pecar, mas que PODEMOS NÃO PECAR SE BUSCARMOS A GRAÇA ANTES DA QUEDA. Existe uma graça para não cair.
E o que eu devo fazer é me aproximar de Deus para achar a graça que me ajude no momento de tentação. “Portanto, ESFORCEMO-NOS por entrar no descanso de Deus, para que NINGUÉM VENHA A CAIR, seguindo aquele exemplo de desobediência” - Hebreus 4:11. Como dizia Dallas Willard: "A graça de Deus não elimina a participação humana, mas o mérito humano”.
Assim, NÃO EXISTE PECADO IRRESÍSTIVEL. Todo pecado é passível de ser evitado quando se há uma interação entre a graça e a atitude e responsabilidade da pessoa em desejar buscar constantemente essa graça disponível. Paulo disse a Timóteo: “Portanto, você, meu filho, FORTIFIQUE-SE NA GRAÇA que há em Cristo Jesus” - 2 Timóteo 2:1.
Tanto é assim que Pedro deu uma ordem: “Cresçam, porém, na graça” - 2 Pedro 3:18. Ou seja, a graça não cresce por si. Eu devo buscar a graça disponível, devo interagir com a graça que irá me ajudar no momento oportuno.
O que acontece na verdade é o que Judas 1:4 diz: “... transformam a graça de nosso Deus em libertinagem”, ou seja, estão inventando desculpas para viverem de forma esculhambada no pecado.
Mas o que devemos entender é que o início de toda transformação cristã, de toda conversão, está na mudança de mentalidade, ou seja, em buscar ter a mente de Cristo: "Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? NÓS, PORÉM, TEMOS A MENTE DE CRISTO” - 1 Coríntios 2.16.
Com a mente de Cristo somos semelhantes a ele. Ter a mente de Cristo é ter as emoções de Cristo e, claro, as atitudes de Cristo que conduzem à obediência ao Pai. Ele disse: “...aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” - Mateus 11:29
Então, essa jogada de dizer ter recebido o privilégio de ser salvo sem se diferenciar de nenhum pecador, não cola, não é bíblico e só serve para engano próprio, uma vez que tem apenas aparência de piedade, mas nega o seu poder (2 Timóteo 3:5).
Hebreus 10:26 é claro: “Se continuarmos a pecar DELIBERADAMENTE depois que recebemos o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA SACRIFÍCIO PELOS PECADOS”.
Assim, é possível viver em santidade. É possível vencer o pecado!
Ore sempre! Vigie sempre! Busque sempre a graça antes de tudo.