ESTRATÉGIAS DAS TREVAS
“Sabemos que somos de Deus e que O MUNDO TODO ESTÁ SOB O PODER DO MALIGNO” (1 João 5.19).
Muitos dizem crer na existência de Deus enquanto afirmam não acreditar na existência de Satanás, “pra não dar forças a ele” dizem alguns.
A Bíblia é a Palavra do próprio Deus, e ela mesma diz que o diabo é real, que ele é o inimigo de nossas almas e que atua com poder e enganação neste mundo caído no pecado. Diversas passagens bíblicas confirmam isso:
“O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, QUE ENGANA O MUNDO TODO. Ele e os seus anjos foram lançado à terra” - Apocalipse 12:9
“Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás VEM E RETIRA A PALAVRA NELAS SEMEADA” - Marcos 4:15
“para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do PODER de Satanás para Deus,...” - Atos 26:18
“Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás SE DISFARÇA DE ANJO DE LUZ” - 2 Coríntios 11:14
“a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois NÃO IGNORAMOS AS SUAS ARTIMANHAS” - 2 Coríntios 2:11
Portanto, existe sim um sistema mundial contrário à vontade Deus, cujo objetivo é o DOMÍNIO DA MENTE HUMANA. Para isso utiliza-se, astuciosamente, de certos meios e métodos para alcançar seus objetivos.
Sem pretensão alguma de esgotar um assunto tão amplo, cito aqui alguns métodos e meios usados pelas trevas para nos enganar e nos afastar de Deus.
MÉTODOS:
1. Desejo descontrolado no ser humano. Atuam no desejo pervertido da natureza pecaminosa do homem. Torna o homem insatisfeito com tudo, desejando sempre mais no comer, no beber, no vestir, no dinheiro, nas posses, etc.
2. Presunção. Fazer o homem criar dentro de si seu próprio deus. O seu eu é o seu deus.
3. Adoração. Todo ser humano tem a natural tendência de adorar algo que considera superior, porquanto criado para adorar a Deus. Na ausência de Deus criam-se ídolos, objetos e qualquer coisa que afaste a pessoa da verdadeira adoração.
MEIOS:
1. Riqueza. Faz com que tanto pobres quanto ricos sejam escravos dos desejos e das ansiedades de adquirir o que ainda não têm, ou cada vez mais.
2. Moda. O ser humano tende a querer ser celebridade, gosta de aparecer, de ser reconhecido. A partir daí criam-se modelos, independente do seguimento político, econômico, social, cultural, etc. O que importa é que cada pessoa tenha um modelo, alguém que desejaria ser, e que o desvie do verdadeiro padrão que é Cristo.
3. Entretenimento. É fazer com que o ser humano passe mais tempo com coisas banais do que com Deus. A pessoa vai se distraindo a vida toda, escravizada, até a morte.
Portanto meus irmãos amados, vivemos uma guerra real, ainda que invisível.
Estejamos, pois, intimamente ligados a Cristo Jesus – assim como Deus estabeleceu - para que ele nos coloque sua armadura de luz e nos proteja de todas as influências e forças malignas.
“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” - Efésios 6:11