Daniel, um homem excelente

Esse homem, Daniel, a quem o rei deu o nome de Beltessazar, tem inteligência extraordinária e é cheio de conhecimento e entendimento. É capaz de interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver problemas difíceis. Mande chamar Daniel, e ele lhe dirá o que significa a inscrição. (‭‭Daniel‬ ‭5:12‬)‭

Quando pensamos no profeta Daniel, logo lembramos ‬‬o episódio que marcou a sua história. Ele esteve uma noite toda em um cova com leões famintos. E louvamos a Deus porque fechou a boca das feras para que não lhes fizessem dano algum (Daniel 6:22).

Este ocorrido em sua vida já seria suficiente para dizer que este homem incrível teve uma fé excelente. Ele não questionou, nem murmurou contra Deus, ele somente confiou na justiça divina e em sua inocência.

Foi um testemunho que abalou até mesmo Dário o rei que admirava Daniel, foi Dário quem viu excelência em Daniel e o colocou como um dos três supervisores dos cento e vinte governadores em suas províncias. E o rei ainda tinha planos de colocá-lo à frente do seu reino, o que levou seus inimigos a persegui-lo implacavelmente.

Eu acredito que você também já tenha sofrido perseguição por causa da sua fé ou até mesmo por inveja de sua dedicação e bom trabalho. Eu posso me recordar de algumas perseguições que enfrentei, e se pudessem eles nos jogariam para sermos devorados pelos leões.

Viver exilado em Babilônia exigiu de Daniel e do povo de Deus muita fidelidade ao Senhor, ele chegou em babilônia ainda adolescente, era de linhagem nobre de Judá, foi levado cativo para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor, e passou toda a sua vida lá.

Você consegue imaginar isso? A vida toda em uma terra estranha. Ele provavelmente deve ter perdido seus parentes próximos ou estaria longe deles. Daniel passou a vida provando que sua fé, seu amor e sua fidelidade ao Senhor, não eram meras palavras, e sim a razão de sua vida. Não é assim que deveríamos viver ? Sendo nós peregrinos neste mundo?

Quando chegou em Babilônia, foi estabelecido pelo rei que os jovens judeus fossem criados conforme a cultura e a língua dos caldeus. E alimentados com as iguarias do palácio (Daniel 1:3-8).

E ainda adolescente, Daniel já estava decidido a não se contaminar naquele mundo, ele é seu amigos viveram três anos comendo legumes e bebendo água. Sem temor a Deus ninguém vai muito longe.

Este adolescente forte e corajoso se tornaria um jovem, um homem e também um ancião forte e corajoso, e passaria toda a sua vida na corte do rei, um cativo que se tornou luz em um mundo de trevas, revelando as grandezas de Deus.

Quando Nabucodonosor ficou apreensivo para saber o significado de seus misteriosos sonhos (Daniel 2:1-47 e 4:4-27) não foi achado outro senão Daniel para lhe trazer a revelação.

O rei disse a Daniel: Certamente o Deus que vocês adoram é o Deus dos deuses e o Senhor dos Reis. Ele é quem revela os mistérios, pois você foi capaz de revelar este mistério. (Daniel 2:47)

Em nenhum momento Daniel se furtou de falar a verdade e chamar o rei ao arrependimento de seus pecados e praticar justiça (Daniel 4:27).

Quem falaria isto hoje para a rainha da Inglaterra? E ela nem tem poder para mandar nos matar.

Quando Belsazar, sucessor de Nabucodonosor ficou chocado e buscou uma resposta para as palavras escritas na parede de seu palácio, Daniel tinha a resposta: "Deus contou os dias do se reinado"; "você foi achado em falta"; "você perderá a trono e seu reino será dividido. Ele também não deixou de falar a verdade a este homem terrível.

Foi Deus quem enviou essas palavras, porque o rei usou os utensílios da casa do Senhor para beber vinho com suas mulheres e concubinas (Daniel 5:23,24).

Foi em Babilônia que Daniel teve várias visões e revelações da parte de Deus, foi lá, mesmo contra a lei do rei, que este incrível homem orava e agradecia a Deus três vez por dia.

Mesmo sendo um homem íntegro, ele orava, confessava seus pecados e os pecados de seu povo. Daniel clamava pela misericórdia, perdão e libertação de seu povo (Daniel 9:1-19).

Este grande homem ultrapassou os oitenta anos, foi até o reinado de Ciro, quando os Judeus começaram a voltar para Jerusalém. Não sabemos se ele chegou a voltar com os exilados ou se morreu em babilônia. De qualquer maneira este homem foi uma pessoa integra e justa, temente a Deus acima de qualquer coisa.

Ele nunca aceitou se corromper, por maior que fosse o tesouro que lhe oferecesse. Ele nos mostrou como é possível manter a fé viva e ser luz neste mundo de trevas.

Se você está sofrendo por causa de sua fé em Jesus, não desanime, continue glorificando o teu Deus, nós estamos em terra estranha, nós não somos daqui, nossa pátria é o céu, logo Jesus virá para aplicar a sua justiça ao mundo e nos levará para estar com Ele para sempre.

As últimas palavras de encorajamento que Daniel ouviu de Deus, servem ainda hoje para o nos encorar.

E você, Daniel, continue firme até o fim. Você morrerá, mas no fim ressuscitará para receber a sua recompensa. ‭‭(Daniel‬ ‭12:13)‬ ‭‬‬
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 26/07/2021
Código do texto: T7307513
Classificação de conteúdo: seguro