Moral da História 5: A Mãe do craque!!!
Moral da Hitória 5: Amor e Justiça
Rosana Braga
(Rosana solicita a quem souber o autor que lhe mande pelo rosanabraga@rosanabraga.com.br)
Houve, séculos atrás uma tribo cujo chefe tido como superior aos chefes de todas as demais tribos.
Naquela época, a superioridade era medida pela força física. Assim, a tribo mais poderosa era a que tinha o chefe mais forte.
Mas o chefe de que estamos falando não tinha somente força física. Ele era também conhecido por sua sabedoria.
Desejando que o povo vivesse em segurança, ele criou leis abrangendo todos os aspectos da vida tribal. Eram leis severas que ele, como juiz imparcial, fazia cumprir com rigor.
Certa feita, problemas começaram a acontecer na tribo. Alguém estava cometendo pequenos furtos. O chefe reuniu a tribo e com tristeza no olhar, frisou que as leis tinham sido feitas para os proteger, para os ajudar.
Como todos tinham o de que necessitavam para viver, não havia necessidade de ocorrerem furtos. Assim, ele estabeleceu que o responsável teria o castigo habitual aumentado de 10 para 20 chibatadas.
Os furtos, entretanto, continuaram. Ele voltou a reunir o grupo e aumentou o castigo para 30 chibatadas. Mas os furtos não cessaram.
Por favor, pediu o chefe. Estou suplicando. Para o bem de vocês, os furtos parar. Eles estão causando sofrimento entre nós.
E aumentando o castigo para 40 chibatadas.
Naquele dia, os que estavam próximos dele, viram que uma lágrima escorreu pela sua face, quando ele dispersou o grupo.
Finalmente, um homem veio dizer que tinha identificado o autor dos furtos. A notícia se espalhou e todos se reuniram para ver quem era.
Um murmúrio de espanto percorreu a pequena multidão, quando a pessoa foi trazida por dois guardas. A face do chefe empalideceu de susto e sofrimento. Era sua mãe. Uma senhora idosa e frágil.
“E agora? ” Pensou o povo em voz alta. Todos começaram a se questionar se o chefe seria, ainda assim, imparcial. Será que ele faria cumprir a lei? Seria o amor por sua mãe capaz de impedi-lo de cumprir o que ele mesmo estabelecerá?
Notava-se a luta íntima do chefe que, por fim, falou:
- Meu amado povo. Faço isso pela nossa segurança e pela nossa paz. As 40 chibatadas devem ser aplicadas, porque o sofrimento que este delito nos causou foi grande demais.
Acenou com a cabeça e os guardas fizeram sua mãe dar um passo à frente.
Um deles retirou o manto dela, deixando à mostra as costas assuadas e arqueadas. O carrasco, armado de chicote, se aproximou e começou a desenrolar o seu instrumento de punição.
Nesse momento, o chefe deu um passo à frente. Retirou o seu manto e todos puderam ver seus ombros largos, bronzeados e firmes.
Com muito carinho, ele passou os braços ao redor de sua querida mãe, protegendo-a, por inteiro, com o próprio corpo.
Ele encostou o seu rosto ao da sua mãe e misturou as suas com as lágrimas dela. Murmurou-lhe algo ao ouvido e então, fez um sinal afirmativo para o encarregado.
O homem se aproximou e desferiu, nos ombros fortes e vigorosos do chefe da tribo uma chibatada, após outra, até completar exatamente 40.
Foi um momento inesquecível para toda a tribo que aprendeu, naquele dia, como se podem harmonizar com perfeição, o amor e a justiça.
Moral da História
Muitas vezes, a vida nos coloca diante de situações em que nos sentimos “entre a cruz e a espada”. Ser justo e amar nem sempre nos parece uma combinação possível. Entretanto, podemos torna-la possível se estivermos dispostos a agir com o coração. A justiça, a ética e os valores morais são essenciais para que a confiança e o respeito existam em qualquer relação... porém, o amor está, sem dúvida, muito além das regras, ainda que se encaixe perfeitamente em adjetivos como justo, ético e valioso.
x-x
Sento em 1 dalMata: A dama e o Vagaba!
A senhora (quase) carente encontra "por acaso" o jovem (quase) demente, segundo os que o conhecem. É claro que eles não falaram antes, botando a "inocente" em risco. O fato é que os problemas parecem procurar o filho. Agora, la vem processo para o filho e um provável danos morAis para o jovem. Ja a Senhora, coitada, sua "inocência" foi pro brejo. Ja a Vaca é a bola da vez. É só esperar!