SEJA SAL E LUZ!
Em meio a tantas epidemias, rumores de guerras e até mesmo conflitos internos, costumamos nos sentir deslocados da sociedade. Enquanto uns começam a criar conspirações e outros desistem de tudo e todos, devemos nos manter firmes e lembrar que somos o sal do mundo (como bem lembrado em Mateus 5:13,14).
Tal alimento é conhecido por suas propriedades conservantes e ainda é muito utilizado para essa finalidade nos dias de hoje, o presente texto o usa num tom simbólico. Os cristãos são conhecidos por sempre estarem se conservando dos valores do mundo por meio da Palavra de Deus. Assim como o sal se torna inútil quando perde a sua propriedade conservante, um cristão que perde tais valores e não persiste em sua disseminação se tornando um “crente inútil”, insípido e desconexo com o propósito divino.
Em 5:15,16, os cristãos são comparados às luzes para o mundo, sendo orientados a levar/resplandecer Jesus (Luz) em nossas atitudes e comportamentos; através disso, o mundo verá a real diferença que todos nós fazemos - a candeia sendo colocada no velador. A consequência de possuírem seus valores morais preservados (sal) reflete (assim como a luz é refletida) na maneira como desejam proteger o mundo de todas as práticas contrárias à Vontade de Deus.
A partir do momento que aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, devemos abandonar as práticas do velho homem e nos tornar nova criatura (2 Co 5:17). Com a presença do Espírito Santo em nossas vidas, já não fazemos mais as nossas vontades carnais e todos os nossos passos são dados com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais do Criador. Em Rm 8:9-11, vemos a exposição explícita de como a nossa conduta é realmente transformada com uma vida dominada pelo Espírito Santo – mas como somos imperfeitos, podemos, ainda, sofrer com as tentações da natureza da carne.
Dessa forma, o que nos impede de sermos sal e luz é o domínio de nossa natureza pecaminosa; para vencê-la é necessário alimentar o nosso espírito e fortalecê-lo (Jo 3:63) através da Palavra de Deus.