NINGUÉM MUDA NINGUÉM

Quando lemos sobre o José e Maria, os pais de Jesus, e o drama da gravidez, percebemos que a primeira intenção de José foi a de ir embora, não por estar fugindo de alguma responsabilidade. Mas, porque não desejava denegrir a imagem de Maria – “...Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber” – Mt 1.20. No entanto, enquanto José dormia o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e o convenceu do contrário – Mt 1:21-25

.

Quando nos aprofundamos no texto percebemos que José não procura nem conversar com Maria sobre a sua decisão. Ele simplesmente a toma, porque acredita ser a melhor. Foi preciso um anjo lhe aparecer para que ele mudasse de decisão. Ou seja, não adianta insistir com pessoas obstinadas, teimosas e birrentas, você não vai mudá-las.

.

Infelizmente a regra é esta, ninguém muda ninguém, só Deus é capaz de mudar o interior do homem, só Ele é capaz de fazer com que o homem cumpra com os seus propósitos, mesmo quando ele não o quer, como Jonas.

.

Então, num relacionamento é importante antes de casar, para evitar frustrações, perceber até aonde o outro está disposto a mudar e até aonde você está inclinado a lidar com os defeitos de seu cônjuge. Muitos casaram tão apaixonados que só viram as qualidades. Por isso hoje é dificílimo compreender, alguns defeitos do outro.

.

Lamentavelmente, muitas pessoas estão envolvidas em um relacionamento doente e as queixas são muitas: eles mentem, somem, traem, bebem, só saem com os amigos, usa drogas, etc. Neste momento seria bom que nos lembrássemos de José que mesmo vendido por seus irmãos os perdoou; de Jacó que mesmo sendo enganado por Labão, voltou a trabalhar pacientemente para conseguir seu objetivo; de Abraão que confiou em Deus acima de tudo, entre outros, como os trechos de Provérbios 3.

.

Felizmente temos Jesus para nos sustentar e guiar, por isso a solução está em orar e pedir uma direção a Deus. Mudar nossa visão do outro deveria ser o nosso primeiro passo, aprender a vê-lo como alguém que ainda está se desenvolvendo as várias virtudes da vida, independente do tempo. É algo que exige paciência, mansidão, tolerância e compreensão.

.

O que fazer? Siga o exemplo de Abgail, pare de o confrontar e de o enfrentar. Pois, isto só fará com que vocês se agridam mais ainda verbalmente, até chegar as vias de fato. Espere o outro dia, fale, ore, sonhe, seja o que o outro não está sendo e faça declarações de amor. Não permita que o diabo acabe com a sua família, lute por ela, Deus ama a sua casa.

................

“Minhas Palavras, meu Púlpito”

Texto Revisado pelo: Prof. Accacio de Freitas