EVITAR A GRAVIDEZ É PROIBIDO PELA BÍBLIA?

Irmão, eu sou casada já há dez anos. Eu e meu marido optamos por não ter mais filhos, pois já temos três. Pesquisando sobre esse assunto, a respeito do que a Bíblia diz dos métodos para evitar a gravidez, vi alguém que menciona o caso de Onã, que foi morto pelo Senhor por não querer engravidar a sua mulher, derramava o sêmen no chão.

Irmãos, o que podemos dizer sobre essa questão?

Seria pecado usar métodos contraceptivos para evitar ter filhos?

Não podemos fazer esse controle familiar segundo a Bíblia?

Irmãos, geralmente esse caso de Onã, mencionado em;

Gênesis 38:9 – Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.

Esse caso é levantado por algumas pessoas que buscam proibir que um casal use métodos para evitar a gravidez.

Vamos analisar se isso realmente é verdadeiro?

Se a Bíblia proíbe fazer controle familiar?

Usar métodos para evitar a gravidez é pecado?

(1) Sabemos que dentro da cultura judaica os filhos são vistos como uma grande bênção. Não só significando bênçãos de Deus sobre a vida da família, mas também, maior força de trabalho para prosperar a família e o próprio povo:

Salmos 127:4-5;

4 - Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.

5 - Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.

Outra versão

“Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta” (Salmos 127:4-5).

(2) Somado a isso temos a ordem de Deus registrada para o primeiro casal em Gênesis 1:28;

Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Tudo isso faz algumas pessoas pensarem que um casal não poderia usar métodos para evitar uma gravidez, antes, deveria deixar acontecer quantas vezes acontecer.

Mas será que é isso mesmo que os textos bíblicos ensinam?

(3) A ordem de Deus a Adão e Eva para se multiplicarem em nenhum momento aponta para eles saírem fazendo filhos sem qualquer planejamento familiar. Evidentemente, Adão e Eva se multiplicarem era necessário para que houvesse a raça humana. Era uma ordem óbvia de Deus ao primeiro casal, que acabara de ser criados e estavam ainda a conhecer sua sexualidade e a forma como a natureza funcionava. Essa ordem não é um mandamento para que todos os casais em todas as épocas tenham filhos obrigatoriamente e tenham quantos filhos conseguirem produzir. Antes, é uma ordem de como funcionava o curso natural das coisas.

(4) Isso porque não temos na Bíblia qualquer proibição a um casal decidir evitar ter filhos ou mesmo ter uma quantidade de filhos que os dois consigam criar de acordo com suas condições. A Bíblia não legisla sobre essa questão. Isso nos aponta para o fato de Deus dar certa liberdade aos casais, de acordo com suas possibilidades, terem ou não filhos, ou mesmo escolher a quantidade que desejam ter deles.

O caso de Onã mostra que Deus proíbe métodos que evitam a gravidez?

(5) Para entendermos o caso de Onã, precisamos compreender um costume antigo que se chamava levirato. No levirato, quando havia o falecimento do marido e este ainda não tinha filhos, cabia ao irmão dele casar com a viúva e ter filhos com ela. O filho dessa relação seria considerado filho do pai falecido, fazendo com que o nome de sua família não se apagasse. Foi exatamente o que ocorreu com Onã.

A Bíblia diz que um homem chamado Er se casou com Tamar (Gênesis 38:6). Er faleceu por ser perverso diante do Senhor (Gênesis 38:7). Dessa forma, Onã, irmão de Er, foi pressionado a cumprir o levirato e casar com Tamar, o que fez (Gênesis 38:8);

Gênesis 38:6 – 8;

6 - Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar.

7 - Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou.

8 - Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão.

(6) Veja a atitude polêmica de Onã com a ex-cunhada e atual esposa:

“Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu”;

Gênesis 38:9 – Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.

Observe que Onã não estava usando um método para evitar a gravidez em comum acordo com sua esposa, como uma forma de controle familiar, mas ele jogava o sêmen na terra porque não queria que o filho que nascesse tivesse o nome do irmão. Foi exatamente essa atitude que Deus condenou:

Gênesis 38:10 – E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou.

O que ele fazia que era mau perante o Senhor?

Era exatamente não cumprir o levirato para com seu irmão mesmo tendo aceitado cumpri-lo, tendo relações com Tamar. Onã queria os benefícios de ter uma esposa, mas não a responsabilidade do levirato.

Finalizando

Concluímos, não temos leis na Bíblia que proíbam um casal de organizar sua família e decidir quantos filhos tem condições de ter. Aliás, o maior pecado em minha opinião é colocar filhos no mundo e não ter como cuidar deles, deixá-los abandonados, sem bases para serem crianças saudáveis e abençoadas.

Vejamos como Deus abençoa a família:

“Disse Deus mais a Abraão“;

16 -Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela (Sara)um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. (Gênesis 17:16).

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS30052018

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 19/07/2019
Código do texto: T6699605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.