RECOMENDAÇÕES PARA NÃO SE TER UMA VIDA ARRUINADA, ENSINADOS POR JESUS

Ninguém em sã consciência deseja uma vida arruinada. Deseja? Todos desejamos uma vida que agrade a Deus e que seja recheada com as bênçãos do Senhor. Mas sabemos que isso não é algo automático em nossa vida e que apenas desejar ou não algo não faz com que aquilo aconteça ou não em nossa vida.

Deus é misericordioso, Deus é amor, mas Deus também nos dá tarefas a cumprir, a fim de que façamos a nossa parte nessa cooperação com Ele.

Por isso, Paulo afirma que;

1Coríntios 3:9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

Há algo a fazer além do “desejar”.

Nesse sentido o Mestre Jesus Cristo nos ensina que a pessoa que constrói a sua casa sobre a terra, sem alicerces, sem trabalho duro, sem dedicação e atenção à forma correta de se construir, colherá em algum tempo uma grade ruína:

Lucas 6:49 - Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.

Mas como não ser esse homem arruinado? Como fugir dessa triste tragédia de se ter uma vida arruinada, destruída?

A resposta a essa pergunta está nessas duas recomendações que o Mestre nos ensina:

1ª - Recomendação: Ouça as palavras que Jesus disse

Jesus é claro ao afirmar que aquele que ouve as Suas palavras é aquele que constrói a sua casa sobre um firme alicerce e, por estar bem construída, essa casa não cairá:

Lucas 6:47-48;

47 – Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:

48 - É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

Ouvir as palavras de Jesus é muito mais do que o simples ato de escutar. Ouvir as palavras de Jesus é dar valor a elas, é procurá-las, é estudá-las, é meditá-las. Vai muito além do simples ato de ouvir. Precisamos compreender os ensinos de Jesus com todo o nosso ser. Isso é o ouvir ensinado por Cristo. O exemplo bíblico mais próximo desse ensino de Jesus é o homem do Salmo 1.2:

Salmo 1:2 – Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Aqui cabe algumas perguntas importantes:

O que tenho feito para ouvir as Palavras de Jesus?

Para entrar em contato com elas, conhece-las mais a fundo?

Qual esforço tenho empreendido para que as palavras de Cristo estejam dentro de minha mente em meu dia a dia?

2ª - Recomendação: Pratique aquilo que você ouviu de Jesus

Entender as palavras de Jesus é o primeiro e mais importante recomendação, mas não é a única. O ensino de Jesus avança para um território ousado. É preciso praticar aquilo que se ouviu. Isso implica em coragem para ir além do desejo e entrar no campo da prática da vontade de Deus. Aqui escorregamos muitas vezes. Jesus disse, por exemplo, para amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem;

Mateus 5:44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Aprendemos isso, ouvimos, sabemos. Mas cumprimos?

A resposta a essa pergunta separa os construtores prudentes (que constroem com alicerces profundos e fortes) dos construtores imprudentes (que preferem construir baseados num projeto fácil de se executar).

Quem não está disposto a ouvir com atenção e praticar as palavras de Jesus certamente já está com sua “casa” em ruínas ou terá a “casa” arruinada por qualquer intempérie da vida.

Glória a Deus, Amém Senhor. -
NRS03012018


NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 20/05/2019
Código do texto: T6651991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.