HIV/SIDA
Comecemos por recordar que o HIV/SIDA tende a aumentar no nosso país (Moçambique), enquanto que noutros países quase que não se fala mais, cá aumenta, o porquê não se sabe, o certo é que a situação é preocupante.
A seguir vejámos, o tema já diz tudo “HIV/SIDA” olhando para o mesmo parece tratar-se de dois temas mas na verdade trata-se de um único tema, isto porque a SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ou seja é a fase inicial da doença e a sida é a fase final da evolução do vírus. A palavra “SIDA” significa: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Como já havia dito, o HIV é uma fase inicial do vírus, onde a pessoa pode passar com um breve período doente, com sintomas semelhantes aos da gripe. À medida que a doença progride, ataca mais o sistema imunológico que protege o indivíduo de doenças, tornando a pessoa susceptível a várias doenças que dificilmente atacariam indivíduos com o sistema imunológico saudável.
• Há três principais formas de transmissão do HIV que são:
• Através de relações sexuais desprotegidas;
• Transfusões de sangue contaminado;
• Através de mãe-filho (durante a gravidez, o parto e/ou a amamentação)
O que muitos não têm conhecimento é qua a Sida não se transmite a através de um simples abraço, aperto de mão, saliva compartilhar o mesmo prato de comida com quem tem sida, lágrimas, compartilhar a mesma cama, compartilhar a mesma casa, etc.
• Os sintomas do HIV são:
Em primeiro lugar temos que saber que o período inicial após a contaminação pelo HIV é chamado de infecção aguda, os sintomas ocorrem com febres e inchaço dos gânglios perda excessiva de peso. Os sinais comuns que alertam sobre a presença da Sida incluem infecções respiratórias.