Complexo de Inferioridade

Complexo de Inferioridade

Complexo de inferioridade, no campo da psicologia e da psicanálise, é um sentimento de que se é inferior a outrem, de alguma forma. Na área espiritual o complexo de inferioridade é o resultado de uma vida sem Deus, ou simplesmente uma conseqüência de alguém que ainda não teve um encontro com Jesus Cristo com a renovação do Espírito Santo.

No decorre do nosso pequeno estudo irei fazer uma narrativa com uma cadeia temática de versículos que mostrarão o quanto o ser humano é importante para Deus, de forma que o Senhor não deseja que ninguém fique sofrendo, julgando-se inferior a outrem. Pois somos a Sua imagem e semelhança.

Gênesis 1:26

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

Gênesis 5:1

Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.

O homem torna-se a imagem e semelhança de Deus quando anda em espírito e verdade conforme o Jesus Cristo ensina na Bíblia Sagrada, e frutifica diante a sociedade dando testemunho de vida o qual alcança aos que está em treva diante do Senhor Jesus.

Quando a criatura humana está em um estado de degradação em pecado, notoriamente não transmite a imagem e semelhança do Senhor Deus. Então acontecem as conseqüências do pecado, que são:

• Complexo de Inferioridade,

• Depressão,

• Insônia,

• Pavor noturno,

• E outros males.

Uma das mais mortíferas armas que o diabo lança na vida das pessoas, é convencê-las que elas não são ninguém, e pouco importa a existência das mesmas. No mundo profano existe uma música que cita: “A gente somos inútil! Inútil! A gente somos inútil!” Na verdade essa música é uma apologia ao Complexo de Inferioridade, gerando na mente dos jovens a idéia de que a vida não tem expressão divina, apenas somos um lixo. Mas isso não é verdade, porque recebemos a coroa da criação, o único ser com sapiência que é capaz de inventar algum objeto para beneficiar-se e ao mesmo tempo morar no céu juntamente com o Divino Criador de tudo. Enfatizando que o Espírito Santo de Deus habita dentro do salvo na pessoa de Jesus, e se alguém destruir o corpo com vícios e pecado, o Senhor certamente o destruirá com a separação eterna.

I Aos Coríntios 3:16-17

16 - Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 - Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

I Aos Coríntios 6:19-20

19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 - Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

O homem externa a plenitude de Deus no planeta terra, e tem a obrigação de andar em santidade porque isso não o diminui, no entanto o engrandece.

Em particular digo que se a espécie humana fosse feita para fumar, com certeza os orifícios do nariz seria para cima como uma chaminé; bem como se fosse criada para beber, certamente teria um carburador ou catalisador para filtrar o álcool. Pelo contrario, recebemos todos os órgãos vitais com funções complexas e que dão prazer, como o de dormir, comer, beber água, sorrir e etc.

Ao contrario da música profana que foi citada anteriormente, a comunidade evangélica possui um hino de adoração a Deus do cantor Armando Filho que cita o seguinte.

Quero que Valorize

Quero que valorize o que você tem

você é um ser você é alguém tão importante para Deus nada de ficar sofrendo angústia e dor neste seu complexo interior dizendo às vezes que não é ninguém

Eu venho falar do valor que você tem (¬bis)

Ele está em você o Espírito Santo se move em você até com gemidos

Inexprimíveis inexprimíveis

Aí você pode então perceber que prá Ele há algo importante em você

Por isso levante e cante exalte ao Senhor

Você tem valor o Espírito Santo se move em você.

De imediato encontramos uma terapia que fortifica a alto estima de qualquer ser humano, porque mostra a ação do Espírito Santo na vida das pessoas, que mesmo em momentos de em que não sabemos como pedir a Deus diante as nossas falhas e limitações.

Romanos 8:26

Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

No mundo animal encontramos o elefante que se ele reconhecesse a sua força, jamais um homem o dominaria; da mesma maneira acontece com os seres humanos que não conhecem o potencial que o Deus o entregou. A Bíblia Sagrada mostra que somos um pouco menor que os anjos.

Hebreus 2:5-6-7-8

05 - Porque não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, de que falamos.

06 - Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites?

07 - Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste,

08 - todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito. Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele.

A tarefa de pregar o Evangelho foi confiada aos humanos:

I Pedro 1:12

Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.

Epilogo

Não existe motivo para que o homem curve a cabeça e alimente um sentimento de derrota e de baixa-estima, e sim, entregar a vida a Jesus Cristo que levou todas as nossas enfermidades que foi crucificado, e agora somos mais que vencedores.

Isaias 53:4-5

04 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

05 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br