A história dos cordeiros
(A todos os cordeiros que ainda acreditam nos líderes, nos mitos, nos salvadores da pátria)
Os cordeiros viviam felizes numa fazenda.
Pastavam, andavam de um lado para outro. Acreditavam que eram livres e felizes, pois assim se comportavam, correndo dentro do cercado que acreditavam ser sua casa.
Diariamente o pastor lhes alimentava, cuidava deles e todos os cordeiros seguiam o pastor. O pastor os chamava; conhecia-os pelo nome conduzindo-os para onde achava conveniente.
Todos os dias os cordeiros entravam na fila para se dirigir ao cercado, onde o pastor os alimentava com as mais saborosas rações. Acariciava seus pelos. Quando era necessário um medicamento ele aplicava. No tempo do calor o pastor os tosquiava. E todos achavam aquilo maravilhoso, pois a lã, que lhes cobria o corpo, era muito quente.
Quando estavam soltos, no pasto, dentro do cercado, vinha o pastor e os chamava:
- Venham meus cordeirinhos.
- Sigam-me.
- Entrem na fila meus cordeirinhos.
E todos o seguiam. Ele era seu líder e todos o admiravam. E o pastor os condizia para onde queria, pois ele sabia de tudo.
- Venham meus cordeirinhos.
- Sigam-me.
- Entrem na fila meus, cordeirinhos.
- Entrem no cercado, meus cordeirinhos.
Entretanto, um certo dia ao ritual foi acrescentada uma longa permanência no cercado. Alguns até acharam estranho, mas o pastor, seu líder, assim o fizera e eles se acalmaram: “Ele sabe o que faz”, pensavam lá em suas cabeças de cordeiros
- Fiquem calmos dentro do cercado, meus cordeirinhos. Hoje não vou lhes soltar para o pasto.
E os cordeirinhos ficaram calmos, pacificamente, na mangueira. O pastor os tosquiou e eles esperaram passivamente. Até viram uma movimentação diferente, mas acreditavam no pastor, seu líder, que veio novamente:
- Vamos meus cordeirinhos, entrem no caminhão. Hoje vocês vão fazer um passeio.
Os cordeiros ficaram alegres e disseram, lá na língua deles:
- Oba, vamos passear! O pastor nos deu um prêmio pela nossa produção.
Como é próprio dos cordeiros obedecer, todos calmos e pacificamente acataram as ordens do pastor. Por serem calmos e pacíficos nunca se haviam se revoltado, nem haviam frequentado escola. Consequentemente não sabiam ler.
E assim os cordeiros foram passear, num caminhão em que estava escrito: FRIGORÍFICO.