Estudo Bíblico sobre Líder e Liderança Cristã

Líder é um indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. O líder concorda ou não com a liderança.

Liderança é a habilidade e competência de motivar, influenciar, , determinar, e atingir objetivos e planos.

Para ser um bom lider

É preciso ser honesto, compartilhar idéias, lições aprendidas, ser paciente para ouvir e ser ouvido, ter qualidades que não desabone de maneira alguma.

" procura apresentar - te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar , que maneja bem a palavra da verdade. " ( II Timóteo 2:15 ) .

É dever do líder permitir que as pessoas crescem executem, tarefas que foram planejadas , dando a outros conhecimento adequado, com responsabilidade, com qualidade, ao executar a liderança.

Exemplo:

Deus anuncia o Dilúvio e escolhe a Noé, para ser líder de um projeto:

" Construir uma Arca "

Noé como líder convenceu sua família a ajuda - lo na construção e entrar na arca. Teve uma liderança incontestável.

( Gênesis 6:11 - 22 ; Gn 7 : 1-4 ;

Gn 8 : 1 - 19.)

Noé seguiu todo um cronograma na direção de Deus. ( Obediência )

A chuva começou em ( Gn 7 : 11 )

A água permaneceu ( Gn 7 : 24 )

A água diminuiu ( 8 : 3 )

Atingiu o topo da montanha ficaram visíveis ( Gn8 : 5 ).

Noé enviou um corvo ( Gn 8 : 10 )

Enviou também uma pomba. Percebemos que Noé usou várias estratégias de liderança e não desistiu até que tudo desse certo.

Noé enviou a pomba novamente

( Gn 8 : 12 )

Finalmente a arca parada, a terra estava seca. ( 8 : 13 ).

Um líder deve sempre fazer uma boa liderança , obedecer a Deus, o lider do céu, e o lider na terra , orar pedindo soluções para resolver problemas .

Deus estava no controle na vida, na família ,

na Arca de Noé , mas Noé não ficou parado,

ele executou todas as suas tarefas com precisão.

Liderança na Bíblia

Velho Testamento :

Exemplos

Êxodo 18 : 26

Êxodo 22 : 28

Deuterônomio 1 : 13

Deuterônomio 31 : 6

Josué 1 : 9

I Samuel 16 : 12

2 Crônicas 15 : 7

Esdras 1:5

Neemias 1: 4

Salmos 27 : 14

Provérbios 15 : 2

Provérbios 16 : 32

Provérbios 28 : 2

Eclesiastes 10 : 16-17

Isaías 43 : 5

Liderança na Biblia

Novo Testamento

Mateus 20 : 25

Mateus 23 : 10 - 11

Lucas 6 : 3

I Timóteo 5 : 2 - 7

I Timóteo 5 : -12 - 13

II Timóteo 2 : 15

Hebreus 13 : 7

Filipences 2 : 3

Tito 1 : 6 - 9

I Pedro 5 : 1 - 4

Características de um bom Líder

1- Líder Piedoso

Amoroso, tem autoridade no falar, tem muitos pontos positivos, aconselha bem, não deixa a pessoa a caminhar rumo ao erro, mostra o caminho da mudança, compreende suas fraquezas, gera pessoas motivadas.

( Galatás 4 : 16 , Filipenses , 4 : 9 , Coríntios 11 : 1 ).

2 - Líder Permissivo

Esse tipo de Líder não consegue disciplinar, as pessoas, corrigi - las , ou advertir- las , ela prefere deixar as pessoas soltas, livres para fazer o que quizer, espiritualmente fraco, é inseguro, devido a pouca instrução. Não conforta , não instrui, e não impõe limites.

( provérbios 28 : 23 ).

3- Líder Cristão Negligente

É autoritário , faz pouco caso dos seus deveres, dá opinião e conselhos dos dos outros, tem bem pouco amor pelo próximo,, pouca autoridade como Líder, .Esse tipo de Líder na igreja é inseguro , por ter medo de não saber executar tarefas.

( Galatás 2 : 11 - 14 ).

4 - Líder Ditador

Tem a pior Liderança para oferecer ao próximo, esse tipo na igreja existe muitos por aí a fora. É bem autoritário e resolve tudo no grito, não tem respeito, não tem amor, controlador , manipulador, faz as pessoas de escravos, não ajuda ninguém, não valoriza , vive em rebeldia.

" O Sábio de coração será chamado de prudente, e a doçura do lábios aumenta o aprendizado. "

( provérbios 16 : 21 ).

Resumo

Temos que aprender com a palavra de Deus a sermos, um bom Líder, um líder eficaz, lutador que abraça as causas da Igreja do Senhor. Precisamos realmente nos envolver, é isso o que importa. Se fizer uma liderança de qualquer jeito acaba não dando certo.

Um bom Líder ao final de cada dia, agradece por tudo, por cada tarefa executada, mesmo que não tenha dado certo. Agradece todos os envolvidos, corrige seus erros de forma contundente. Ele tem amor para oferecer, é piedoso, compreensivo em tudo, para e ouve seu próximo sem interrupções. Leva o próximo a reflexão de seus erros. Obreiro aprovado por Deus.

Atividade

I - Escolha um líder na Bíblia que muito te inspira e explique o porquê está liderança te trás inspiração. Você poderá escolher entre o velho e novo testamento. Seguindo o exemplo anterior. ( escrito ou por áudio.

2- Que tipo de Liderança tem sido a sua ?

3- Quem na Bíblia não fez uma boa liderança?

4- Quem fez uma boa liderança na Bíblia ?

.

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 25/04/2021
Reeditado em 31/07/2021
Código do texto: T7241151
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.