Dica 2 - Visões de Mundo e de nós mesmos

Em primeiro lugar, a nossa visão sobre o mundo é individual. Podemos concordar em algumas coisas, mas, temos os nossos pontos de vista em relação a qualquer tema.

No mundo que vivemos, somos obrigados a absorver um volume de informações e quase nada delas se referem a nós mesmos; quase nada delas é importante para o autoconhecimento acontecer ou se desenvolver.

Na sociedade mundial, cada um vive para algo. No outro dia, um cientista em forma de brincadeira disse: que gostaria de ter ele descoberto a fórmula da vacina para o Covid-19, ele ficaria bilionário. Portanto, um vive para a arte, outro vive para o mistério, outro vive para a magia!

O conceito de visão de mundo adotado por William Cobern, pesquisador americano que aplicou-o na pesquisa em educação em ciências, se baseia no quadro de referência teórico do antropólogo Michael Kearney, o qual referiu o mesmo a um Macropensamento culturalmente organizado: aquelas considerações dinamicamente inter-relacionadas de um grupo de pessoas que determinam grande parte de seus comportamentos e tomada de decisões, assim como organizam grande parte do corpus de suas criações simbólicas... e a etnofilosofia em geral (KEARNEY, 1984, apud COBERN, 1991, p.19, tradução nossa). Para Cobern uma visão de mundo compreende uma organização fundamental da mente que é implícita e culturalmente dependente. Aqui eu vou concordar com ele, agora com Coach em Gestor de Emoções. Precisamos descomplicar a vida, se quisermos enxergar o horizonte.

Hoje em dia, a humanidade vive de forma ansiosa, irritada, é cansada, você concorda? Sabe que isso pode ser uma resposta automática do corpo ao estresse do dia-a-dia, cada dia mais nos deixamos levar pelo estresse de coisas corriqueiras, contas a pagar, o alarde da crise econômica, a violência da cidade, a pandemia, entre outras situações, relacionamento, convivência no trabalho, e lá se vai para o beleléu a nossa paz. Agora responda como você reage a esses estímulos externos? Já se colocou na berlinda e se perguntou qual é a sua postura diante dos acontecimentos? Não estou falando aqui de otimismo/ pessimismo, estou falando de proteção emocional e de inteligência emocional para vivermos novos tempos.

#Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 26/01/2021
Código do texto: T7169030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.