Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Problema do Pecado

O Problema do Pecado

Quando falamos em pecado muitas pessoas sentem-se ofendidas dizendo que o problema é de cada um; sendo essa citação relativa, e não absoluta; porque a prestação de contas do pecado é individual; cada um dá conta de si. Mas, as consequências do mesmo envolve as pessoas que estão perto, e até mesmo uma comunidade. Quero dizer que a maior consequência do pecado, faz mal a nós e aos outros.
Vejamos alguns exemplos clássicos:
    • Quando pratica-se a idolatria - Vem a seca e fome para toda comunidade;
    • Quando adúltera - Sofre as duas famílias envolvidas;
    • Quando assassina - Do setor de trabalho até a família cai em prejuízo e sofrimento;
    • Quando rouba - Muitas pessoas podem serem lesadas ao mesmo tempo.
São alguns dos fatos que o pecado pode gerar inconvenientes; mas, o pecador que está promovendo a ação é quem levar a pior. Vejamos uma citação Bíblica.
Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuíto de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Agora irei mostrar outro exemplo a luz da Bíblia Sagrada, de uma comunidade que foi prejudicada por causa do pecado de uma família. No Livro do Profeta Josué encontramos que logo após os Israelitas atravessarem o Rio Jordão, tomaram a cidade de Jericó que possuía uma grande proteção de muralhas e um exército poderoso. Depois foram tomar a cidade de “Ai”, que era pequena com um exército insignificante, e sem muralhas adequada. Então, naquele dia, os poucos e desorganizados soldados da cidade de Ai, botaram para correr 3.000 (três mil) homens, e mataram 36 valentes soldados de Israel.
Tudo aconteceu porque Acã e seus filhos estavam em pecado diante de Deus, e o povo sofreu o reflexo dessa desobediência.
Josué 7:19-20-21
19 - Então Josué disse: “Acã meu filho, para glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade, conte o que você fez; não esconda nada”.
20 - Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte:
21 - Quando vi entre os despojos uma bela capa babilônica, dois quilos e quatrocentos gramas de prata, e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Então escondi no chão da minha tenda, com prata por baixo”.
Percebemos que Acã prevaricou com um pecado hediondo diante de Deus. Pecado é tudo aquilo que sendo praticado ou guardado subjetivamente no coração, nos faz mal. Devemos nos purificar de toda e qualquer situação que nos leva a separar-se de Deus.
Tiago 4:8
Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Limpai as vossas mãos, pecadores; e vós que sois de duplo ânimo, purificai o coração.
Temos a obrigação de compreender que o pecado não é um capricho de Deus; mas, o homem pratica contra o Senhor, e chega a ofendê-lo. De maneira que, quando erramos rompemos esse relacionamento com as coisas sagradas e passamos a pertencer ao reino das trevas.
Tudo na vida biológica tem um propósito divino; de maneira que:
    • Um pássaro foi criado para voar;
    • O peixe para nadar;
    • O fogo tem a função de aquecer e purificar;
    • O homem foi criado para adorar a Deus; mas errou o caminho pecando e começa a glorificar ao diabo e na maioria das desconhece essa situação.
I Aos Coríntios 6:9-10
09 - Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus?
10 - Não erreis, nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados,  nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
Perceba que a Palavra de Deus é contundente quando o pecado entra em evidência. Por sua vez os homens ignoram essa situação, como se o silêncio ou o tempo fosse apagar as transgressões.
Outra situação que não podemos deixar de mencionar é que nenhum pecador que ficar sozinho, sempre procura alguém que possa acompanhá para dar apoio.
    • Perceba que o cachaceiro não quer beber sozinho;
    • A prostituta quer levar o maior número de mulher prostituição;
    • Os idólatras fazem questão de envolver toda uma cidade em suas mentiras.
A maior prova da citação que estou fazendo, pode ser observada no Livro da Gênesis.
Gênesis 3:12
Disse o homem a Deus: Foi a mulher que me destes por companheira que me deu o fruto da árvore e comi.

Vemos que Eva comeu o fruto, pecou e induziu a Adão a ficar na mesma situação. Adão por sua vez ao ser indagado por Deus sobre aquela situação que se encontrava; de certa forma acusou ao Senhor dizendo: “A mulher que me deste levou-me ao pecado de comer o fruto”.
Os pecadores são assim, contaminam os outros e ainda por cima procura alguém para colocar a culpa dos seus erros. Todavia para livrar-se deste fardo maligno, somente com a intervenção de Jesus Cristo, que ao aceitá-lo como o único salvador, podemos receber a remissão dos pecados.

Pastor Robson Colaço de Lucena
MMA - Ministério Missão América
OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil
Pastor Robson Colaço
Enviado por Pastor Robson Colaço em 27/11/2019
Código do texto: T6804833
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Pastor Robson Colaço de Lucena). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Pastor Robson Colaço
Alagoa Nova - Paraíba - Brasil
350 textos (31442 leituras)
292 áudios (9051 audições)
5 e-livros (83 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/01/20 01:22)
Pastor Robson Colaço