Prova de Vida

Prova de Vida

Existe uma exigência do Institutos de Previdência Social, INSS, chamados popularmente de “Prova de Vida”. Que em resumo tem o propósito de saber se o cidadão realmente está vivo e recebendo a sua pensão ou aposentadoria de maneira legal.

Trazendo esse exemplo e aplicando no âmbito espiritual, podemos ver que muitas pessoas parecem que estão vivas; mas diante de Deus, se encontram mortas no pecado. Vejamos um exemplo que foi citado na Igreja de Sardes - Livro do Apocalipse.

Apocalipse 3:1

E ao anjo da Igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tens os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tem o nome do que vive, e estás morto.

Diante de Deus encontramos muitas pessoas que estão dessa maneira, mortas no pecado porque preferem viver para o diabo. Vejamos o que acontece nos que praticam esses pecados deliberadamente.

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus, é a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Perceba que para os que persiste em uma vida de erro, automaticamente estão separados do Senhor. Daí o motivo pelo qual encontramos muitos zumbis espirituais (zumbi é um cadáver que se movimenta, mas não tem vida).

É tanto que Jesus chegou a dizer:

João 10:10

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham com abundância.

Todavia, os homens sem perceberem, preferem seguir ao espírito de morte; de maneira que encontramos bem no início da história da criação quando Adão cometeu o primeiro pecado chamado de desobediência, e toda a humanidade foi contaminada.

Gênesis 2:17

Disse Deus: Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que comer, certamente morrerás.

Perceba que adão não morreu de imediato, e teve a sua existência até os 930 anos, porque a morte que o Senhor Deus falava era a espiritual e não a biológica.

Para você entender a respeito deste assunto, em poucas linhas citarei os três tipos de morte: Espiritual; Física e Morte Eterna.

01 - Morte Espiritual - Já vimos no livro da Gênesis 2:17 - Disse Deus: Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que comer, certamente morrerás.

Também na Epístola de Paulo Aos Romanos - Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus, é a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Quando acontece a Morte Espiritual, o pecador ainda tem a oportunidade de reconciliação com Deus, através de Jesus Cristo; quando o aceita como único salvador da sua alma.

02 - Morte Física/Biológica - Na Epístola aos hebreus encontramos uma grande citação, mostrando que o homem morre fisicamente e não tem como voltar para pagar os seus pecados Hebreus 9:27 - Da mesma forma está ordenado ao homem morrer uma só vez e depois disso o juízo.

Outra citação que pode ser destacada está no Livro do Apocalipse Apocalipse 21:4 - Ele enxugará todas as lágrimas, não haverá mais morte, nem dor, pois a antiga ordem passou.

Agora encontramos a alma (espírito), sendo separado do corpo físico. Nesse caso, os que viveram para Jesus Cristo encontrarão a paz eterna.

03 - Morte Eterna - Agora encontramos a pior de todas as morte, que somente acontecerá para aqueles que são infiéis a Deus, cometendo pecados. Nesse caso a alma e o espírito serão separados para sempre da presença de Deus e lançadas no inferno.

Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros, e abriu-se outro livro, que é o Livro da Vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas no Segundo Livro, segundo as suas obras

Apocalipse 20:15 - Aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo e enxofre.

Lucas 13:27-28

27 - Ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos que praticais a iniquidade.

28 - E ali haverá choro e ranger de dentes.

Perceba que é a verdadeira separação de Deus por toda a eternidade, e o homem não deve brincar com a sua salvação, porque isso é muito sério.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat 16595

Ministério Missão América