Dom de Deus

Espírito Santo Um Dom de Deus

Tem observado-se que nos últimos anos as pessoas estão falando com maior intensidade a respeito do Espírito Santo; sendo um bom evento para a edificação da igreja. Mas, vale a pena saber que o Espírito Santo não pode atuar na vida das pessoas que estão procedendo de maneira duvidosa, que tem o comportamento regado por ações pecaminosas.

Fala no Espírito Santo é fácil; mas, ter Ele em seu dia a dia, é algo sublime e depende das atitudes positivas que são externadas cada circunstância. Sendo algo tão divino, porque foi uma petição de Jesus em favor de todos os filhos de Deus.

João 14:16

Disse Jesus: Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará o Consolador, para que fique convosco para sempre.

O primeiro sinal de quem tem o Espírito Santo, pode ser observado através do agradecimento pelas bênçãos derramadas durante o percurso existencial do corpo biológico. Por outro lado, quem não tem Espírito Santo, quando recebe qualquer benesse do Senhor, automaticamente começa agradecer as imagens de escultura, e a outras criaturas.

Imagine você fazer tudo para o seu filho, e ele ir na casa do vizinho agradecer pelas coisas que os tais não fizeram. Isso acontece com as pessoas que são ingratas para com Deus.

João 14:26

Disse Jesus: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas que vos tenho dito.

Uma coisa deve ser observada no comportamento da humanidade é que as pessoas passam todo tempo praticando grosserias contra o Senhor Deus, e na hora de extrema necessidade, a quem clamará?

Para os que são obedientes, certamente acontece muitos benefícios de ordem material e espiritual; em contrapartida, aos desobedientes desenrola-se uma sequência de eventos catastróficos e eterno.

Vejamos as bênçãos para o fies:

Romanos 8:26

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraquezas, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Outro evento que merece ser observado, pode ser manifesto através de pessoas que não conhecem a Palavra de Deus, e acreditam erroneamente que para se ter o Espírito Santo, tem que ficar em um culto gritando e chamando a atenção das demais pessoas. O grito não produz o Espírito Santo; Mas quando Ele está em um ambiente, existe fartura de alegria e paz.

Em poucas palavras podemos expressar que o Consolador enviado por Jesus Cristo (o Espírito Santo), produz liberdade para a verdadeira santidade.

II Aos Coríntios 3:17

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade.

Salmos 16:11

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Normalmente, os que têm o Espírito Santo, o coração cheio de amor e esperança; diferente daqueles que são negativos, passando uma existência produzindo frutos espirituais amargos.

Romanos 5:5

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Pertencer ao o Espírito Santo, é um dom de Deus; não sendo imposta essa situação para as pessoas; cada um que deseja busca e desfruta dessa íntima comunhão.

Zacarias 4:6

E respondeu-me; dizendo: Esta é a Palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, Diz o Senhor dos exércitos.

Por fim, cada um é quem decide se pertence a Deus, ou não. De maneira que uma pessoa idólatra não pode ter os Dons do Espírito Santo.

Tiago 3:11-12

11 - Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?

12 - Meus irmãos, pode também uma figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?

Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

Temos que nos posicionar diante do Senhor e escolher a quem estamos servindo, para que não sejamos pegos de surpresa no grande dia do Senhor e venhamos a sofrer por toda a eternidade juntamente com o diabo e os seus seguidores.

Quem é de Deus, pratica a Palavra de Deus.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat 16595