Vida Vazia

Vida Vazia

Normalmente quando Deus não está em primeiro plano na vida do homem, é processado um vazio interior, que não existe como ser preenchido. Podemos até dar um exemplo simples e de fácil compreensão: “No coração homem existe uma lacuna, que só pode ser preenchida com a presença de Deus”.

Quando a vida fica oca, naturalmente vem à tendência a busca de:

• Bens materiais fora do limite;

• Passa tempo ilegal;

• Orgias;

• Bebidas e drogas;

• E outros pecados.

O homem fica improdutivo espiritualmente.

João 15:2

02 – Disse Jesus: Toda vara em mim que não der frutos, a tira; e limpa toda aquela que dar frutos, para que produza mais.

João 15:5

05 – Disse Jesus: Eu sou a videira e vós os meus ramos, quem permanece em mim, e Eu nele, esse da muitos frutos; porque sem mim nada podereis fazer.

Sem Jesus não somos nada; existe um pensamento bem divulgado no meio da humanidade que traz a seguinte citação: “Deus sem o homem, continua sendo Deus. Todavia, o homem sem Deus, não é nada”.

A existência do ser humano sem Jesus, com toda certeza é:

• Sem expressão;

• Sem alegria;

• Sem motivos para prosseguir; porque não tem nenhum sentido.

Cada um é criado para ter um intimo relacionamento com o Senhor. O mesmo é pessoal, único; não pode ser do modo dos outros, tendo em vista que cada homem se comporta de uma maneira diferente dos demais.

Vejamos as palavras de Jesus Cristo mencionado um texto para que pudéssemos entender este mistério.

João 17:23

Disse Jesus: Eu neles, e tu em mim, a fim de que seja aperfeiçoada a unidade que o mundo conheça que tu me enviaste e os amastes, como também amastes a mim.

Perceba que a essência é a uma só; Jesus em nossas vidas, e Deus na vida de Jesus, formando a única matéria espiritual. Esse é o verdadeiro propósito que Ele tem para com os homens; que ninguém sinta o vazio existencial, uma vez que o mesmo está presente em todos os momentos, desejando que voltemos a o primeiro amor (de Deus), e possamos gozar da uma felicidade eterna.

Outro exemplo bem simples para entender o versículo, é observar uma lamina de aço bem aquecida no fogo; de maneira que a mesma esteja em um vermelho incandescente. Agora vem o questionamento: O fogo está na lamina, ou a lamina está no fogo?

Você é quem decide a resposta; Contudo, vale apena saber que aço aquecido e o fulgor do calor está na mesma peça. Então, que dizer que Jesus Cristo deseja está presente na vida de cada uma de uma forma que as demais pessoas não sabem se é o Senhor, ou aquele que anda em espírito e verdade.

Encontramos em outra parte da Bíblia Sagrada o sábio Salomão descrevendo o quanto a vida pode ser vazia sem a presença do Senhor.

Eclesiastes 7:15

Nesta vida vazia e sem sentido eu já vi tudo: Um justo que morreu jovem por causa da verdade, e um ímpio que desfrutou de uma longa vida por causa da sua malignidade.

Estamos diante de um texto que mostra a inversão de valores, isso é: O mau toma o lugar do bem, e o bem parece ser mau. Mostrando, que um morreu cedo por praticar a verdade, e o outro teve longevidade de dias por praticar o mau.

Nos dias atuais nos deparamos com eventos semelhantes;

• Homem querendo ser mulher;

• Mulher tentando assumir a postura do homem;

• Bandidos agindo como se estivessem certos;

• Os policiais sendo punidos por terem agido conforme a lei;

• O falso humanismo defendendo o malfazejo e esquecendo as famílias que foram dilaceradas;

• O cidadão do bem, trancado dentro de casa; enquanto o mau anda nas ruas tocando terror e debochando da sociedade.

Está acontecendo esses eventos porque a raça humana esqueceu-se dos valores espirituais que estão na Bíblia Sagrada, o que promove um vazio de Deus dentro de cada pobre homem mortais.

Então vem:

• O pavor;

• Sentimento de culpa;

• Desconforto;

• Sensação de abandono.

A verdade é que deixamos de seguir a Deus, mas Ele não desistiu de nós, e continua trabalhando para que reencontremos com o caminho da felicidade. Em por incrível que pareça; qual a pessoa que em determinado momento não sentiu vontade de chorar?

Isso é a nossa alma demonstrando a necessidade de Deus!

Contudo, a Bíblia traz o seguinte versículo para o nosso elevo e consolo espiritual.

Jeremias 33:3

Clama a mim, e, responder-te-ei; anunciarei coisas grandes e ocultas que não sabes ainda.

No vácuo que sentimos pela falta de Deus, o qual somos totalmente culpado, por não termos um relacionamento com Ele. Ficamos entregues a toda sorte de consequências; então desencadeia eventos como:

• Destruição de muitas famílias;

• Não nos conservamos em determinado emprego;

• Vem à tendência de perseguimos a igreja do Senhor, bem como os crentes. É tanto que Jesus vaticinou no Evangelho de Mateus, a respeito da frieza e iniquidade na vida de muitos.

Mateus 24:12

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriara.

Temos que desejar ardentemente a presença Deus em nossas vidas, e manter a mesma. Porque ter parece fácil; mas, conservar é muito difícil. Vejamos uma forte citação que o Salmista expressou na Bíblia Sagrada.

Salmos 42:1-2

01 – Como suspira a corsa pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.

02 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me vereis permite a face de Deus?

Assim, devemos nos comportar diante do Senhor, cheios de amor, e lealdade por Aquele que faz tudo em nossas vidas. Embora, às vezes as coisas estejam demorando demais; para tudo tem um propósito do Senhor para nossa edificação; e tudo acontece no tempo certo.

II Pedro 3:9

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

Então, fiquemos na vocação em que fomos chamados por Deus, para darmos frutos dignos de arrependimentos, e bastante prazer ao nosso Criador.

Que Deus vos abençoe rica e abundantemente.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Missão América