Plutocracia Eclesiástica

Plutocracia Eclesiástica

Plutocracia (do grego ploutos: riqueza; kratos: poder) - É um sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico. Do ponto de vista social, esta concentração de poder nas mãos de uma classe é acompanhada de uma grande desigualdade e de uma pequena mobilidade.

Atualmente tal sistema é essencialmente um conceito teórico, pois jamais foi institucionalizada em parte alguma, mesmo que se note uma grande correlação entre o poder publico e a riqueza. Portanto, o termo "plutocracia" é mais um argumento dentro do debate político do que um regime propriamente dito.

No domínio eclesiástico encontramos nos últimos tempos um grande número de lideres que estão envolvidos que esse argumento político; e o translada para o seio da Igreja, tirando todo o proveito financeiro do referido sistema em debate.

Não é de admirar que o Apostolo João inspirado através do Espírito Santo, fez grandes recomendações a respeito dos falsos profetas que se infiltrariam no arraial de Deus para disseminar as suas sementes nocivas.

II João 1:7-8-9-10-11

07 - Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo.

08 - Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa.

09 - Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

10 - Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.

11 - Porque quem o saúda participa de suas más obras.

Dentro da Plutocracia que está implícita em algumas denominações, são manifestas de forma camuflada que absorve toda a vida espiritual promovendo divisões, travamento e até fechamento de muitos templos evangélicos.

Estamos enfrentando um aumento de interesse na área pastoral entre os evangélicos, o que a Bíblia determina como uma chamada Divina, muitos estão interpretando como uma profissão secular. Isso é: “Ser Pastor é um excelente meio de vida para o enriquecimento no mundo presente”. A prova disso é que mais de 68% dos lideres não querem assumir as Igreja de baixa renda, e normalmente questionam:

- Quantos membros têm na comunidade?

- Qual a renda da Igreja?

- A mesma fica em área nobre?

E quando não alcançam um desses três requisitos, imediatamente perdem o interesse pelo trabalho do Senhor Jesus.

O povo de Deus sempre sofreu e sofrerá abusos por parte dos falsos profetas; daí então é que todas as denominações devem ter cuidado e autoridade para repreender as obras do diabo que usa todos os argumentos para destruir a grande seara da salvação.

João 10:9-10

09 – Disse Jesus: Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.

10 - O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

A meta do diabo é alcançar o maior número de salvos que estejam ao seu alcance, e notoriamente ele não se apresenta de forma feia ou assustadora; pelo contrario; aparece belo e momentaneamente promove alegria e paz; mas quando consegue o seu intento destruidor, massacra eternamente a alma do homem.

II Aos Coríntios 11:12-13-14-15

12 - Ora, o que faço e ainda farei, é para cortar ocasião aos que buscam ocasião; a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.

13 - Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.

14 - E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

15 - Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

A primeira ação que um Pastor Plutocrata promove é: “Criar um grupo fechado para a sua segurança ministerial, dando cargo de destaque aos seus subordinados, os destacando dos demais membros”. Com isso os tolos que estão em um degrau à frente na congregação sentem-se poderosos e não querem perder essa soberania, que na verdade é pura ilusão humana.

Quando acontece esse fenômeno satânico os salvos sofrem mediante o sistema maligno que propositalmente usa a Bíblia Sagrada como elemento de punição aos que não aceitarem a doutrina de engano que está sendo aplicada na congregação. Nunca se ouviu falar de tantos crentes que deixaram as suas Denominações e carregam uma ferida dolorosa na alma.

A Palavra de Deus tem como função gerar vida nos pecadores, sendo Ela um Livro de alegria eterna; embora tenha as doutrinas que admoesta, exorta e exige mudança na natureza pecaminosa. Contudo, todo ser humano tem a obrigação de saber que o Senhor Deus, jamais editaria um compendio de regras e mandamentos impossíveis de cumprir, e que provoque tristeza e culpa na vida dos que foram alcançados por Jesus Cristo o salvador das nações.

Existe um ditado popular que diz: “Em terra de cego, que tem um olho é rei”. Isto que dizer que no meio dos cegos, quem tem apenas um olho, está em posição privilegiada.

Em cima deste ditado, quero comparar com muitos lideres religiosos que por terem voz e voto sobre as suas humildes ovelhas, abusam da simplicidade delas, e quando alguém que conhece a Bíblia Sagrada e tem uma intima comunhão com Deus, se levanta e combatem as heresias dos falsos mestres, são expulsos ou discriminados como rebeldes, ficando jogados aos comentários dos que não estão embasados nas Escrituras Sagradas.

O diabo sempre foi e será mentiroso, e os seus seguidores serão punidos eternamente; foi para combater essa obra que Deus enviou Jesus Cristo em favor da humanidade, e ao mesmo tempo a Bíblia está disponível para todos ler e aplicar os ensinamentos as suas vidas. Se alguém errar a meta, não adianta culpar outrem, pois os ensinamentos são claros e de fácil entendimento para todos.

João 8:44

Disse Jesus: Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.

Notoriamente é mais fácil o homem acreditar nas mentiras do diabo que na Verdade Absoluta de Deus, podemos evidenciar este argumento quando nos deparamos com determinado evento na vida diária.

Por exemplo: Quando um membro de Igreja questiona o comportamento de um pastor fraudulento; mesmo a congregação conhecedora da índole má do líder, tenta encobrir as suas maldades, em particular por medo, covardia, submissão diabólica.

O falso mestre por sua vez tem influencia sobre os liderados, sem falar em autonomia no microfone e púlpito e ao sentir-se ameaçado usa argumentos baixos para descartar os que estão pondo em risco o ministério falsário. São obras das trevas planejadas ocultamente para não vir à luz os intentos maledicentes.

No Evangelho segundo João, encontramos uma recomendação a respeito do assunto.

João 3:20

Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

Toda obra que tem o interesse particular tem o paralelo a divisão. Isso é: Criação de grupinhos para a sua base de sustentação. Contudo, que pratica e segue tal obra é “hipócrita!” E não tem responsabilidade com Reino de Deus.

A Igreja também tem como função, combater as seitas e heresias, e quando não assume o seu papel de Organismo Misterioso de Jesus, certamente não está cumprindo o seu papel de noiva celestial.

I Timóteo 4:1-2

01 - Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,

02 - pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.

Uma das formas de pecar profundamente é ser indiferente com os acontecimentos da Igreja, especialmente quando o pecado predomina e os membros agem como se tudo estivesse em ordem.

Não é o titulo de Pastor, Bispo, Presbítero, Missionário que coloca o homem acima da congregação. Os lideres são pessoas escolhidas por Deus para administrar a obra; no entanto, são seres humanos sujeitos aos pecados com as demais pessoas. Mas pelo fato de estarem à frente do povão, os referidos lideres podem ser vitimas da “Síndrome do Poder”, acreditando que tudo está girando em torno de si. Em paralelo a congregação quando não está à luz da Bíblia, começam a acreditar que os seus Líderes são “Os Detentores da Verdade Absoluta”, e que até o Espírito Santo está sujeito as suas vontades.

Conheço muitos casos em que os pastores não aceitam o ponto de vista de outras pessoas, e ao serem questionados começam a constituírem-se inimigos ferrenhos dos irmãos na fé em Cristo Jesus. Então começa a perseguição contra a Igreja que traz conseqüências drásticas para o andamento da obra. O Evangelho de Mateus nos mostra um exemplo que pode ser aplicado aos dias atuais.

Mateus 24:10-11-12-13

10 - Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.

11 - Igualmente hão de surgirem muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;

12 - e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

13 - Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Estamos enfrentando uma frieza espiritual na Igreja, ainda que passando por o despertar do Espírito Santo, muitas denominações foram atacadas pelo espírito da nova era, de maneira que o alvo principal é o líder, pois já que é a cabeça de um grupo não andam bem, os demais que fazem parte do corpo são influenciados através de suas atitudes.

Hoje nos deparando com muitos salvos que esfriaram a fé em virtude de perseguições, falsos testemunhos e rechaços maléficos. Acontece esse evento com essas humildes pessoas que não cedem ao capricho do diabo. Contudo aos que seguem os ensinamentos errôneos e um poder aleivoso está apenas querendo defender a sua posição em cima do púlpito, e consideram a Igreja como um clube social, onde passa a maioria do tempo em lazer e angariando recursos para a sobrevivência secular.

Devemos centra a nossa meta em pregar o Evangelho a toda criatura, e não ficarmos entre quatro paredes enriquecendo a um elemento que não tem a responsabilidade de ganhar almas para Jesus Cristo.

Quando trato elementos, refiro-me aos falsos mestres, que não trabalham para Deus, e nem tão pouco querem que a Igreja envolva-se com o Reino. E passam todo o tempo criando show para sua apresentação; retiros espirituais, quando na verdade é lazer para os salvos não orarem e estudarem a Bíblia. Somente desta forma eles contem a denominação por um tempo longo.

Vejamos algumas recomendações de Jesus Cristo:

Marcos 16:15

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

João 15:12

Disse Jesus: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Marcos 8:34

Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

Se continuasse citando versículos, certamente tomaríamos posse de toda Bíblia e ainda não chegaria ao fim do propósito que o Senhor tem para com a sua Igreja. Assim, devemos entender qual a finalidade que Deus tem para conosco, e nunca perder essa meta espiritual. Então devemos ter todo cuidado que ninguém venha impedir a nossa comunhão com o Pai Celestial, nos dizendo o que devemos fazer ao longo da nossa jornada rumo ao céu.

Todo o qualquer abuso dentro da Igreja, acontece porque somos negligentes e aceitamos a situação sarcástica que os falsos mestres impõem sobre a congregação.

João 8:36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB -2219

Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil