Coração Dividido

Coração Dividido

Mateus 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores; porque há de aborrecer a um e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezara a outro.

Não se pode servir a Deus e as riquezas.

Jesus Cristo foi enfático quando nos advertiu para não servimos a dois senhores: Deus e ao mundo. Porque com toda certeza, amos a um e desprezados o outro; sem falar que temos a tendência a buscar as coisas que estão ligadas ao pecado, pela razão de termos um corpo carnal, inclinado a depravação moral e espiritual.

De maneira que encontramos com muitas pessoas divididas entre:

• Amar a Deus Amar o pecado;

• Amar a idolatria.

As mesmas permitem que o Senhor more nos seus corações; mas, deixam um pequeno espaço bem no meio para que o diabo também habite.

Para que entendas esse exemplo; imagine um pedaço de terra (um sítio), e que você doe uma parte pequenininha para o seu inimigo morar. De forma que todas as vezes que ele tenha de entrar, ou sair, passará por toda sua terra. Assim, acontece quando entregamos o coração para o Senhor habitar; e conservamos uma pequena parte bem no centro para o diabo.

Temos de entender que a nossa vida é um dom de Deus, e devemos honrá-lo com muito amor. E a maior forma de expressão é adorá-lo, sem dividir essa reverência que nenhuma outra criatura.

Mateus 4:10

Ordenou-lhe Jesus: “Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e sé a Ele servirás”.

O povo professa a Deus; mas gosta de viver em pecado, perdendo todo o tempo e louvor atribuído ao Senhor. Temos que perceber que Ele é Santo, e jamais aceitará mistura de pecado em sua glorificação. Sendo a idolatria a forma mais cruel de ofender ao nosso Criador.

II Livro de Reis 17:41

Assim, estas nações temiam ao Senhor, mas ao mesmo tempo idolatravam as suas imagens esculpidas; seus filhos e seus descendentes agem até o dia de hoje estranhamento como fizeram seus pais.

Temos uma forte citação da Bíblia Sagrada que relata uma divisão entre servir a Deus e ao pecado; não estou falando livro secular e sim, da Palavra de Deus; de forma que o Senhor quem menciona uma advertência aos pecadores para que deixem dessa prática hedionda.

Então não devemos duvidar da ação do Senhor agindo no universo, a o mesmo instante, devemos nos prezar de cair na duvida.

Tiago 1:5-6

05 – Se pois, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos da liberadamente e na lhes cobra do que foi concedido.

06 - Peça porém com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é como a onda do mar impedida a agitada pelos ventos.

Então:

• Servimos a Deus?

• Servimos ao pecado?

• Ou será que estamos tentando servir a ambos?

Temos que tirar toda a duvida do nosso coração, para que não venhamos a perecer eternamente.

Existe uma placa de transito nas rodovias que diz: “Em caso de duvida não ultrapasse”.

Ocorre essa advertência para que os motoristas não fiquem acidentados. Vamos ver mais versículos Bíblicos que relatam a respeito dos que estão em duvida ou desconfiança em relação a Deus.

I Livro de Reis 18:21

Então o Profeta Elias se chegou a todos e disse:

Até quando coxeais em dois caminhos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é baal segui-o. Porém o povo não lhe respondeu.

Baal é o símbolo do pecado, divisão e idolatria. Não devemos ter a nossa vida presa a nenhum pecado de estimação; e sim, regressarmos para a adoração ao nosso Deus; pois Ele tem prazer na nossa vida e espera que cada um de nós tenha uma existência profícua e a eternidade ao seu lado.

O Profeta Samuel, também foi enfático quando deixou uma forte advertência para não termos o nosso coração divido com a idolatria.

I Livro de Samuel 7:3

E aconteceu que Samuel declarou a toca casa de Israel. Se é de todo vosso coração que desejais voltar-vos a Deus, tirai imediatamente de meio de vós os deuses pagãos. Estrangeiros de toda imagem da deusa astarote, preparai inteiramente o vosso coração ao Senhor, a adorai somente a Ele. Então vou livrar das mãos dos Filisteus.

Observe que durante toda caminhada do homem na terra, sempre encontramos os tais se desviando do caminho da salvação, buscando uma saída aonde não existe; ficando sempre na escravidão do pecado por vontade própria.

O maior inimigo da raça humana é o mundo em que vivemos, tendo em vista as ofertas tentadoras do pecado a cada instante.

Na Epistola de Tiago ele deu um exemplo clássico do que estou narrando.

Tiago 4:4

Infiéis, não estais cientes de que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.

São palavras aparentemente contundentes; todavia, relata a realidade que todos devem saber a respeito da boa e agradável vontade de Deus para com todos.

Devemos nos esforçar para estarmos diante do Senhor com louvor, adoração e glorificação. E não nos esforçar para agradar aos homens; e sim, o nosso Criador e salvador.

Epístola de Paulo aos Gálatas 1:10

Porventura procuro eu agora o louvor de homens ou aprovação de Deus? Estou tentando ser agradável as pessoas? Se ainda tivesse buscado agradar a homens não seria servo de Cristo.

Com toda certeza Paulo foi servo de Jesus Cristo.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil