0701_odontosalaaula005.jpg

 
"A relação do texto com o contexto!"


O princípio de situacionalidade diz respeito ao contexto interpretativo, ou seja, o texto precisa se adequar à situação de uso a qual esteja atrelado, de tal modo a permitir àqueles que tenham contato com sua leitura a possibilidade de significá-lo de alguma forma. Se isso não ocorre, o leitor lê e repete a leitura e não é capaz de retirar a mensagem. De acordo com Marcuschi (2008, p. 129), “a situacionalidade é uma forma particular de o texto se adequar tanto a seus contextos quanto a seus usuários”. Assim, é um critério relacionado à dinâmica entre o texto e o contexto para a construção da significação, bem como ao público que se espera que tenha acesso à leitura do texto.
A situacionalidade permite não apenas a interpretação do texto, mas também orienta a sua produção. Desse modo, ao se analisar o critério da situacionalidade, não se pode deixar de lado outros dois critérios, intencionalidade e aceitabilidade ( postado anteriormente) , pois as expectativas que os participantes têm sobre o ato comunicativo e sobre a própria configuração do contexto comunicativo também exercem influência na atribuição de significado a um texto.
Interpretar um texto depende do conhecimento anterior adquirido pelo leitor.Descobrir algo nas entrelinhas é fator preponderante que muitos por falta, inclusive,de atenção não conseguem detectar!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 23/04/2019
Código do texto: T6630923
Classificação de conteúdo: seguro